Grupo de apoio para pacientes com câncer de pele de Linhares é pioneiro no país

A Secretaria Municipal de Saúde é pioneira na implantação do Grupo de Apoio Permanente (Grape) para pacientes com câncer da pele e da boca no Brasil. O atendimento de apoio é realizado com pacientes do Programa de Câncer da Pele e da Boca – Programa Saúde da Pele e da Boca, na Unidade Sanitária de Linhares (USL) – Centro de Saúde, no bairro Araçá.

A coordenadora do Programa, a dermatologista Elisabeth Lima Barboza, explicou que quando foi registrar o grupo de apoio na Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a notícia de que Linhares era a única cidade do país a cadastrar um grupo de apoio para pacientes com câncer da pele e da boca, sendo então um Grape pioneiro. "Até o momento somos o único Grape Câncer da Pele e da Boca do Brasil", explicou a dermatologista.

O grupo de apoio se reúne uma vez por mês com pacientes do programa e tem como foco o comprometimento com a qualidade de vida e autoestima. "Realizamos grupos de vivências e orientamos a respeito da doença, riscos, complicações e tratamento, buscando oferecer maior qualidade de vida para os nossos pacientes", frisou Elisabeth.

No programa ainda é realizado, uma vês por mês, um atendimento multidisciplinar com novos pacientes. Na abordagem o paciente é atendido por profissionais que integram o tratamento do câncer da pele e da boca de uma única vez, assim ele já sai da consulta sabendo de todos os passos do tratamento. A equipe multidisciplinar é composta pela dermatologista, Elisabeth Lima Barboza; psicóloga, Gliciane Brumatti; odontólogo estomatologista, Itamar Teixeira; fonoaudiólogo, Josirley; e técnicas de enfermagem, Madalena do Rosário e Zilda Barbosa.

Psoríase
O Programa de Câncer da Pele e da Boca realiza em média 450 atendimentos por mês. No Centro de Saúde também é desenvolvido o Ambulatório de Psoríase, com grupo de apoio e atendimento multidisciplinar. A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. O ambulatório atende em média 20 pacientes por mês.