Agricultores do Farias comemoram construção de barragem

Os agricultores da comunidade do Farias estão felizes com a primeira barragem coletiva inaugurada na região em maio deste ano. Construída em sua totalidade com recursos da prefeitura, a obra serve para dar vazão direta ao volume de água armazenado durante as estiagens prolongadas no Córrego Farias.

O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, José Roberto Macedo,  informou que a obra possui capacidade útil de armazenamento de aproximadamente 150 mil m³ e inunda, parcialmente, sete propriedades rurais que serão beneficiados diretamente pela barragem coletiva. Dezenas de produtores rurais também são beneficiados, indiretamente.

O agricultor Donemar Cardozo Bahyerl, 53 anos, que produz coco e café, disse que está mais tranquilo após a construção da represa. Agora, ele sabe que caso haja estiagem, suas plantações não ficaram sem irrigação. Segundo ele, não chove há mais de 40 dias na região. Por enquanto, a água do córrego tem resolvido a situação.

"Os barrancos no entorno da barragem ficam encharcados e por isso, a terra sempre fica úmida. Antes, quando havia estiagem, a água do Córrego Farias diminua à medida em que irrigávamos nossas plantações. Não tínhamos alternativas a não ser torcer para que a chuva chegasse logo. Agora, temos a represa para nos abastecer nos dias de seca. Todos aqui da região estão satisfeitos com a represa", disse Donemar, que é produtor rural há mais de 25 anos.

A barragem foi criada para garantir o desenvolvimento socioeconômico da região. A repetição de eventos climáticos desfavoráveis, como secas ou falta de chuva prolongada, impossibilitam o acionamento dos sistemas de irrigação, paralisam o fluxo de água do manancial e prejudicam o abastecimento de água do núcleo urbano do Farias.