Procon divulga balanço com as cinco reclamações mais comuns dos consumidores de Linhares

O Procon de Linhares divulgou o balanço com as cinco reclamações mais comuns entre os consumidores que procuraram a agência do município no primeiro semestre deste ano. Neste período, foram atendidas 2.624 pessoas. O perfil dos usuários atendidos foi apresentado por idade.

De acordo com o Procon, 35,85% das reclamações são referentes a problemas que o consumidores tiveram com aparelhos eletrônicos; 30,93% referentes a assuntos financeiros; 21,61% relacionados a serviços essenciais; 9,74% com serviços privados; 1,87% são de outros atendimentos realizados.

A Estatística de Atendimento e Reclamações do banco de dados do órgão informou que 2.090 casos foram resolvidos de janeiro a junho. Outros 534 aguardam algum tipo de resposta do processo aberto por eles e o Procon. A partir do dia 2 janeiro até o dia 30 de junho deste ano, foram realizadas 219 audiências, sendo que 40% dos pedidos foram atendidos e 45% não atendidos. As conclusões dos outros 15% não foram identificadas.

Confira as principais reclamações:

Produtos: 939 reclamações – a maioria é referente a aparelhos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, computadores, produtos linha branca, fogões e  geladeiras.
Assuntos financeiros: 810 reclamações – financiamentos, empréstimos e juros de cartões e de boletos.
Serviços essenciais: 566 reclamações – contas de luz, água e esgoto.
Serviços Privados: 255 reclamações – internet, TV a cabo, telefonia móvel e fixa.

O consumidor atendido e sua faixa etária:
De 31 a 40 anos: 566 atendimentos
De 21 a 30 anos: 461 atendimentos
De 41 a 50 anos: 361 atendimentos
De 51 a 60 anos: 285 atendimentos
Obs.: Os demais perfis não foram apresentados pelo Procon