I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial começa nesta sexta-feira (26)

Começa nesta sexta-feira (26) a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento, promovido pela Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal De Cultura, será realizado amanhã, no Centro Cultural Nice Avanza, e neste sábado (27), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.

Os palestrantes convidados foram: Renata da Luz, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Casa Civil do Governo Estado; o professor de Antropologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Osvaldo Martins de Oliveira; e Ilma Viana, militante no movimento  negro e de mulheres.

Também foram convidados estudantes, representantes dos conselhos do Idoso, Criança e Adolescente, representantes da associação de deficientes, jornalistas, grupos folclóricos, movimentos sociais, ONGs, professores municipais e estaduais, lideranças comunitárias, além de vereadores, secretários municipais e o prefeito Nozinho Correa.

O assessor da Divisão de Cultura da Secretaria de Cultura, Luis Mauro, o Mestre Militão, explicou que a conferência tem como objetivo proporcionar o conhecimento da igualdade racial e criar grupos de discussão para que os participantes conheçam a história da raça humana.

"Quando falamos de raça, algumas pessoas fazem separação, mas na verdade, raça é uma só: a humana. Durante a conferência, vamos discutir questões relacionadas às etnias, igualdade e desigualdade. Conhecendo questões como essas é que podemos iniciar o combate ao racismo", explicou Militão.

Conheça os palestrantes:

Renata Da Luz – Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Casa Civil do Governo do Estado

Osvaldo Martins de Oliveira – Professor adjunto de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ilma Viana –  Militante em  vários  setores, principalmente no movimento  negro e de  mulheres. Construiu  em conjugo  com  varias companheiras (os) uma  bandeira de luta pela igualdade de racial com a lei 10.963-3 e  com lei  Maria da Penha pelo fim da violência contra a mulher. Formada em Pedagogia com especialização em Psico-Pedagogia, fundadora do  fórum de  mulheres e do Instituto do Professor Cleber Maciel Elimu.

Confira a programação:

Sexta (26)

18h: Credenciamento
18h30: Sessão solene de abertura
19h: Exibição do I episódio da web série documentária Raiz Forte
19h20: Palestras

Sábado (27)
8h: Café da manhã e credenciamento
8h30: Leitura do regimento interno
9h: Direcionamento dos grupos de trabalho
12h: Almoço
13h30: Plenária geral para apreciação coletiva das proposições
15h30: Coffe break
16h: Eleição dos delegados
16h30: Sessão de encerramento