Prefeitura elabora Plano Municipal de Assistência Social de Linhares

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) válido para o quadriênio 2014/2017. Os encontros estão sendo realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Interlagos e seguem até amanhã (19).

O PMAS, criado a partir de determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é responsável pelo planejamento dos recursos federais destinados aos serviços socioassistênciais, programas e incentivos de gestão. É ainda uma condição para que o cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) continue a ser repassado, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) aos fundos estaduais e municipais. 

Em Linhares, o PMAS está sendo elaborado por meio de oficinas com os seguintes temas: Proteção Social Básica, Proteção Social de Alta e Média Complexidade, Controle Social e de Gestão. Além de contribuir para a elaboração do plano de Assistência Social, as oficinas têm por objetivo aprimorar o trabalho desenvolvido pela equipe de Assistência Social de Linhares e a implementação de ações que visam atender as necessidades do município.

Participam da elaboração do PMAS toda a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social como gestores, coordenadores dos CRAS, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, a Federação da Associação de Moradores de Linhares (Famol) e conselhos municipais.