Linhares terá quatro novos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) até o próximo ano

Uma boa notícia para as famílias de Linhares. Até meados do próximo ano o município vai ganhar quatro novos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Os prédios vão substituir os antigos CRAS que existem nos mesmos bairros, mas que funcionam em locais alugados e improvisados. A economia com aluguel será de R$ 15.780 mensais.

O anúncio foi realizado na tarde da última sexta-feira (12) no gabinete do prefeito Nozinho Correa durante uma visita do vice-governador Givaldo Vieira. Os CRAS serão construídos nos bairros Bebedouro, Santa Cruz, Planalto e Aviso.  Cada um terá capacidade para atender em média cerca de mil famílias nos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como objetivo fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e garantia de direitos além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

"Linhares vai crescer muito nos próximos anos e temos que estar preparados. O Governo do Espírito Santo quer ser parceiro deste desenvolvimento e por isso seremos uma presença forte no município. Quero dar meus parabéns à prefeitura pela agilidade em disponibilizar os documentos para a realização dessas obras e também à visão de envolvimento do secretariado e vereadores", afirmou o vice-governador.

A agilidade do município em obter todas as documentações e licenças para o início das obras dos CRAS arrancou elogios da Assessora Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), Nilda Lúcia Sartório.

"Linhares foi o primeiro município a solicitar as visitas para a construção dos CRAS. A cidade está de parabéns pela agilidade. O Governo do Estado já tem os projetos prontos e nossa meta é concluir as obras até meados do próximo ano", garantiu a assessora.

A secretária de Assistência Social de Linhares, Maria Luzia Alvarenga da Silva, explicou que os novos CRAS vão trazer muito mais conforto e benefícios para a população. "Os CRAS desses quatro bairros hoje funcionam de forma improvisada em prédios alugados. Como os novos Centros, além de termos como oferecer mais espaço, em locais mais acessíveis às comunidades, também vamos economizar cerca de R$ 15 mil por mês só de aluguel", afirmou a secretária.

Para o prefeito Nozinho Correa, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Linhares. "Nosso município cresce cada vez, e temos que investir em projetos pensando no futuro de nossa cidade. Graças à parceria que temos com o Governo do Estado, tenho certeza que nosso município será uma referência no Espírito Santo", finalizou o prefeito.

Além do vice-governador e sua equipe, também participaram do encontro na tarde desta sexta-feira secretários municipais e vereadores. O início das obras ainda não foi definido, pois depende da abertura de licitação, mas a previsão é que até o final do ano os trabalhos já tenham sido iniciados. Cada CRAS terá 1.080 metros quadrados, sendo 615 de área construída.