Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tomam posse

A Prefeitura de Linhares deu posse aos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Linhares (Comsea-L). A cerimônia também serviu para marcar o inicio das atividades do Comsea-L no município. A lei municipal que previa a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Linhares foi sancionada em 2006 mas somente na atual gestão foi colocada em vigor. Foram empossados 24 conselheiros.

A posse aconteceu na última sexta-feira (05) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Interlagos. O Conselho é formado por titulares e suplentes, que são representantes poder público e da sociedade civil. O objetivo é estabelecer diálogo permanente entre o governo municipal e as organizações sociais nele representadas, para deliberar e assessorar a administração, na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito humano à alimentação.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-ES) e conselheiro do Consea Nacional, Pedro Makumbundu, que falou sobre os avanços e os desafios de Segurança Alimentar. "O combate à fome é um enorme desafio que necessita do engajamento de todos vocês. Para participar do Conselho é necessário ter paciência, boa vontade e sabedoria", explicou Pedro.

Também participaram a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luzia Alvarenga, o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, José Roberto Fontes, e outros representantes do Comsea-L. Para Maria Luzia Alvarenga, os conselheiros eleitos têm o papel e a responsabilidade de terem um olhar voltado para a segurança alimentar das pessoas.

"O Conselho é importante para discutir, permanentemente, ações para diversas comunidades. Vocês estão assumindo uma missão que requer tempo e dedicação, mas que vai ajudar nossa administração a resolver o problema das pessoas que vivem no município", ressaltou a secretária.

Já o secretário de Agricultura reforçou a importância do Comsea-L no direcionamento de propostas e diretrizes voltadas para melhoria na qualidade de vida dos cidadãos linharenses. "Os conselhos, de uma forma geral, exercem grande influência na condução de importantes ações dos gestores públicos", destacou José Roberto.

Os secretários, ainda, agradeceram aos conselheiros, por aceitarem participar do Comsea-L e ajudarem a cuidar das políticas públicas do município. Participam do Comsea-L as secretarias: Assistência Social, Agricultura, Saúde, Educação; representantes da Associação dos Produtores Assentados do Rio Quartel (APARQ); Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apiguá); da Federação da Associação de Moradores de Linhares (Famol); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama (STR); Associação de Artesãos do Pontal do Ipiranga (Artesapi); Associação da Terceira Idade de Linhares (Atil); Centro de Vivência Presbiteriano; entre outros representantes da sociedade civil.

Saiba Mais:
Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural que sejam ambiental, cultural, econômico e socialmente sustentável.