Procon alerta: Cuidado para não cair em golpes eletrônicos

Em uma época onde o mundo da eletrônica e da informática estão presente na vida de de praticamente todos, o Procon de Linhares faz um alerta sobre os cuidados para não cair em golpes eletrônicos. Mensagens falsas enviadas para o celular ou e-mail dizendo dar prêmios estão entre os golpes praticados.

Entre os truques mais comuns atualmente são envio de torpedo informando que o cliente ganhou um prêmio ou encaminhamento de vírus por link no e-mail. O usuário clica e um programa rouba dados financeiros e senhas. O golpista se baseia na inocência, na curiosidade e cobiça das pessoas. Para o coordenador do Procon de Linhares, Alysson Reis, todo cuidado é pouco.

"Geralmente as quadrilhas agem em estados diferentes dos que estão localizados. E os prejuízos são grandes. Eles agem distribuindo mensagens de celular de forma aleatória e esperando o retorno daquele que tiverem a cobiça despertada. O perfil dos que caem em golpes é formado, em geral, por jovens que têm a curiosidade mais aguçada e acabam clicando em links enviados por e-mail e idosos, que estão iniciando a experiência no mundo digital", explicou Alysson.

Os golpes mais comuns são: 

Cartão clonado na internet: A clonagem realizada via internet, usando um vírus para infectar computadores ligados a estabelecimentos comerciais, e estes, já infectados envia aos criminosos dados dos cartões e senhas das vítimas.

Milhas: O cliente recebe um e-mail informando o sorteio de milhas de viagem. A guadrilha pede que informe o número do cartão fidelizado e a senha e roubam a pontuação em milhagens do cliente.

Páginas falsas: Uma oferta de produto que consegue imitar bem a página original de uma loja, pode levar o cliente a digitar dados como CPF, número do cartão de crédito, validade, entre outras informações – o suficiente para que o golpista faça compras reais em sites.

Crédito fácil: O cliente aceita o empréstimo, ou financiamento. Porém, após o crédito ser supostamente aprovado, ele é informado que deve fazer um depósito bancário para o ressarcimento das despesas.

Oferta de emprego: Diante das disfarçadas propostas tentadoras de emprego, o golpe acontece quando é necessário que envie detalhes de sua conta bancária, para efetivar a contratação.

Em caso de dúvida, o consumidor pode comparecer à agência do Procon de Linhares, na Rua João Calmon, 908, Centro, ou ligar para 3372-2129 ou também no 151.