Secretaria Municipal de Educação realiza palestra sobre uso do livro didático

Cerca de 500 profissionais da rede municipal que trabalham com alunos do 1º ao 5° ano do ensino fundamental participaram de palestra sobre a utilização do livro didático realizada nesta terça-feira (25) no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.

As palestras fazem parte do cronograma da Secretaria Municipal de Educação que orienta sobre o uso dos livros didáticos usados com os alunos por meio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) – 2013. Foram capacitados professores e pedagogos da rede municipal do ensino fundamental e monitores e estagiários da educação especial da rede municipal de educação.

O PNLD tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o Ministério da Educação (MEC) adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que podem ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.

Segundo a coordenadora do PNLD de Linhares, Evânia Menelli, o livro didático é uma das principais ferramentas que norteiam o trabalho dos professores. "Orientar os profissionais quanto à utilização do livro didático permite que eles entendam como o livro foi elaborado e como ele pode ser melhor utilizado na sala de aula", explicou.