Prefeitura de Linhares e Nestlé oferecem curso para diretores, professores, pedagogos e merendeiras

Diretores, pedagogos, professores e merendeiras da rede municipal de ensino participam nesta quarta-feira (26) de um programa sociail da Nestlé Brasil que trata sobre os cuidados com a obesidade na infância e na adolescência, a importância da prática de atividade física, a preservação da água e do meio ambiente e a valorização de informações nas regiões com vocação agrícola.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Fundação Nestlé através dos programas: Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, Nestlé Cuidar e  Nestlé Saber. A capacitação será dividida em três módulos. O primeiro módulo será realizado nesta quarta (26) e quinta-feira (27) no Projeto Meninos da Terra. O tema será: "Cuidar das Crianças e do Ambiente". 

O  segundo módulo vai abordar a "Alimentação Saudável" e será realizado nos dias 5 e 6 de agosto. Já o terceiro módulo abordará a "Agricultura e a Cultura" e será desenvolvido nos dias 23 e 24 de setembro. No primeiro módulo serão realizadas reflexões e trocas de experiências capazes de absorver e qualificar as ações que os educadores atualmente promovem sobre os temas: movimento, educação, cultura, meio ambiente e nutrição.
 
O evento contemplará 120 profissionais da educação. Uma equipe de quatro consultores da Fundação Nestlé Brasil vão conduzir as atividades e os grupos serão formados por até cinco participantes de cada escola. De acordo com a secretária de Educação de Linhares, Regina de Cássia Cardozo Pedroni, a escola possui a capacidade transformadora de intervir como referencial positivo na vida da comunidade escolar. Ela afirmou que o objetivo é estimular o desenvolvimento de práticas que fortaleçam a escola como espaço de educação alimentar, cultural e ambiental.

Foco na obesidade e desnutrição

A Fundação Nestlé Brasil responde pelo investimento social da Nestlé Brasil Ltda. por meio dos programas: Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, que atua na prevenção da obesidade e da desnutrição de crianças e adolescentes e que tem como pilares conceituais a nutrição, a educação e a atividade física; Nestlé Cuidar, que tem como foco a preservação da água e do meio ambiente; Nestlé Saber, focado na valorização de saberes locais em regiões de vocação agrícola.

Os programas atenderão os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim’s): Sebastião Justino Furtado; Alegria do Saber; Antonio Aprígio; Aristides Pinto Caldeira; Crescer; Enock de Freitas; Branca de Neve; Perpétua Maria dos Anjos; Reino Mágico; e Vovó Aurora. Também serão contempladas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Adelson Del Santo; Ângelo Recla;  Roberto Calmon; Maria Souza Matias; Dinorah Almeida Rodrigues;  e Criança Feliz.