Secretário de Agricultura viaja a Israel para conhecer sistema de produção de peixes

O secretário de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento de Linhares, José Roberto Macedo Fontes, viaja nesta sexta-feira (7) para Israel. A convite do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), José Roberto vai conhecer o sistema local de criação de tilápias, um dos mais avançados do mundo. Ele retorna a Linhares na próxima sexta-feira (14.)

Linhares é um dos nove municípios brasileiros que preparam um projeto de construção de tanques para a criação de peixes nas propriedades rurais dos agricultores familiares.  O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) destina até R$ 14,5 milhões para financiar as obras e assistência técnica para então,colocar o projeto em prática.
 
"O objetivo principal da visita é firmar com Israel um termo de transferência de tecnologia de produção e também a doação de material genético que será desenvolvido no Brasil. Enquanto aqui no país nossa tilápia é abatida após seis meses de alimentação, a que eles criam em Israel pode ser abatida após três meses. Além disso, o peixe deles oferece, em média, 30% a mais de rendimento de filé", destacou José Roberto.
 
Durante a viagem, o secretário vai conhecer a produção das algas que servem como matéria-prima para vacinação dos peixes, piscina de aquicultura de água doce e água salgada, visitará gaiolas de rede no mar Mediterrâneo, além de conhecer a criação de tilápias e outros peixes. "Também queremos adquirir conhecimento. As informações poderão ser transformadas em ações no processo de criação dos peixes em Linhares", disse o secretário.