Artesão de Regência faz troféus para premiar bandas de congo

O artesão Rodrigo Caliman, 32 anos, foi convidado pela Secretaria Municipal de Cultura para produzir os troféus que serão entregues às bandas que participam do 23º Encontro das Bandas de Congo que acontece neste fim de semana, em Regência, durante a festa do Caboclo Bernardo.

A assessora de Cultura Popular da Secretaria de Cultura de Linhares, Charlene Bicalho, disse que nas outras edições, as bandas recebiam um troféu metalizado, comprado em lojas de material esportivo. "Mudamos esse conceito e convidamos um artista local para produzir uma nova premiação. A ideia é valorizar a cultura de Regência e presentear as bandas com uma peça que represente o congo", explicou.

O troféu traz as imagens do farol de Regência – monumento tombado pelo Governo do Estado – e de São Benedito, padroeiro da comunidade católica da vila. A peça mede 30 centímetros de altura, 20 centímetros de comprimento e pesa cerca de 200 gramas. Ela foi construída com Pinus, árvore utilizada para reflorestamento.

"A Secretaria de Cultura me deu uma ótima oportunidade para divulgar meu trabalho, valorizar o artesanato local e aproximar as pessoas da cultura de Regência. O artesanato e os profissionais da vila precisam ser cada vez mais divulgados. Nosso artesanato é muito rico", afirmou o artista.

Rodrigo é natural de Rio Bananal, mas se mudou com a família para Regência quando tinha 5 anos. Aos 15, começou a produzir, sozinho, placas de madeira para pousadas. Com a prática, passou a fabricar casacas, quadros e móveis, como mesas.

Oficina para ensinar a produzir casaca
Neste sábado (1), Rodrigo Caliman vai ensinar crianças (a partir de 8 anos) e adultos a produzir casacas. A oficina será realizada das 9h às 12h e de 15h às 18h, na pousada Careba, próximo à praia.  O artesão disse que vai fornecer os materiais necessários para os interessados produzirem o instrumento musical.