Encontro vai reunir 20 bandas na festa de Caboclo Bernardo

"Pode chover, pode relampejar, o nosso congo não vai acabar. Viemos aqui homenagear meu São Benedito, o padroeiro do lugar". Esse trecho faz parte de uma das músicas que serão entoadas ao som de casacas e tambores durante o encontro das bandas de congo que será realizado na festa do Caboclo Bernardo em Regência.

Os festejos começam nesta quinta-feira (30) e vai até domingo (2). No entanto, a abertura oficial do evento acontece hoje, às 19h, durante uma sessão solene da Câmara dos Vereadores. A assessora de Cultura Popular da Secretaria Municipal de Cultura, Charlene Bicalho, disse que 20 bandas confirmaram participação na festa que é considerada uma das maiores manifestações culturais do Estado.

A estimativa é de que 8 mil pessoas prestigiem o evento. Além de Linhares, estarão presentes bandas de São Mateus, Aracruz, Serra, Vitória e Cariacica. Os conguistas, termo como são chamados os participantes, devem chegar a Regência às 7h deste domingo (2). Após café da manhã, os grupos iniciam o encontro das bandas.

"A banda convidada será recepcionada pela rainha, Tia Mariquinha, e pela banda de congo de Regência. Em seguida, todos vão à capela na casa da Tia Mariquinha para fazer reverências aos santos e ao Caboclo Bernardo. Depois disso, começam tocar e cantar. E o ritual se repete com as outras bandas. Elas são as protagonistas da festa", explicou Charlene.

Envolvida com o congo há 23 anos, Maria da Conceição Costa, 65 anos, conhecida como dona Conceição, está animada com a festa. Ela é presidente do grupo de congo São Benedito, além de porta-bandeira. "O congo aqui é uma maravilha. Pela quantidade de bandas que vão participar, vai ser bem animado. Espero que todos se divirtam nessa festa que é um verdadeiro encontro das famílias e dos apaixonados pelo congo", comentou.

Casa de Congo é reformada

A Casa de Congo, ponto de encontro das bandas de congo em Regência, está sendo reformada. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras fazem reparos no telhado, nas instalações elétricas e pintura. O espaço será entregue à população nesta quinta-feira (30).

O imóvel conta com dois banheiros, cozinha com fogão a lenha e um oratório com a imagem de São Benedito. Na casa, os conguistas fazem reuniões e guardam os instrumentos usados durante as apresentações. A presidente da banda de congo São Benedito, Maria da Conceição Costa, 65 anos, disse que a reforma era necessária.

"A casa é a nossa relíquia, mas por causa das condições ruins do telhado, estava perigoso frequentá-la. Vi que eles melhoraram o telhado e deram um banho de tinta em tudo. Nosso ponto de encontro está ficando bonito outra vez. Estamos muito felizes", finalizou.

Livro de Elber Suzano será doado no encerramento da festa

O escritor Elber Suzano, que faleceu no inicio deste ano, será homenageado durante a festa de Caboclo Bernardo, em Regência.  Os familiares dele vão doar 200 exemplares do livro "Herói Caboclo" no último dia de festa. A entrega vai acontecer domingo, às 16h, na Casa de Congo de Regência.

A iniciativa de doar os livros partiu da esposa do escritor, Laudicéia Inácio da Silva. O objetivo é evidenciar a obra que trata da valorização da cultura local e incentivar o hábito da leitura. Os escritos retratam o feito de Caboclo Bernardo ao regastar 128 tripulantes do cruzador Imperial Marinheiro, da marinha imperial, que naufragou nas proximidades da vila de Regência, em 1887.

De acordo com Laudicéia, Elber Suzano tinha o sonho de entregar os livros pessoalmente na festa do ano passado, mas por um imprevisto, a editora entregou o livro após a festa. "A minha intenção é através dessa doação, homenageá-lo e proporcionar a difusão literária", disse, emocionada, a esposa do escritor. 

Melhoria na estrada que dá acesso à vila

Quem vai pegar a estrada para participar da tradicional festa do Caboclo Bernardo, na vila de Regência, pode ficar despreocupado. Trabalhadores e máquinas da Prefeitura de Linhares estão na via para melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança dos turistas que passam pelo local.

Confira a programação completa:

Quarta-feira (dia 29)

19h – Sessão Solene da Câmara – Clube Valete de Ouro

Quinta-feira (dia 30)
9h – Triatlon – Praça Caboclo Bernardo
20h – Cine Surf – auditório do Centro Ecológico

Sexta-feira (dia 31)
31/05 – sexta-feira
15h – Final da Copa de Futsal – Quadra
20h – Show com a banda Alternativos Reggae – Praça Caboclo Bernardo
22h – Show com a banda Casaca – Praça Caboclo Bernardo
 
Sábado (dia 01)
7h – Surf Treino – Praia
8h às 17h – Torneio futebol de campo Caboclo Bernardo – Campo de Futebol
9h – Oficina Construção de Casacas – Pousada Careba
18h30 – Apresentação teatral "O grande guardião do Herói Caboclo Bernardo" – Praia
19h30 – Apresentação teatral "O grande guardião do Herói Caboclo Bernardo" – Praça Caboclo Bernardo
20h – Show homenagem ao Mestre Miúdo – Praça Caboclo Bernardo
22h – Show com a banda Fogo na Coisa – Praça Caboclo Bernardo

Domingo (dia 02)
7h – Café da Manhã – Tia Mariquinha
7h – Recepção das bandas de congo – Pousada Tia Mariquinha
11h – Recepção dos caminhantes de Barra do Riacho – "Caminhos de Indígenas e Caboclos" – Pousada Tia Mariquinha
11h – Almoço – Pousada Tia Mariquinha
14h – Reunião dos Mestres  e reabertura da Casa de congo
15h30min – Cortejo das bandas – Principais ruas de Regência
16h – Entrega das premiações às bandas de congo – Praça Caboclo Bernardo
17h – Encerramento – Praça Caboclo Bernardo