Governo do Estado abre inscrições para o Ciclo 2013 do Inoves. Servidores podem participar

Estão abertas as inscrições para o Ciclo 2013 do Prêmio Inoves. A 9ª edição do projeto tem como tema a frase "Inovar é preciso. Sempre", que destaca a importância da inovação como alternativa aos desafios econômicos que o Espírito Santo vem enfrentando. Podem concorrer ao Inoves projetos desenvolvidos por servidores dos poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.

As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit multimídia no valor de R$ 15 mil, composto por notebooks, tablets e desktops. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 21 de julho.
 
Para o governador Renato Casagrande, o Inoves representa uma importante alternativa criativa para superar os desafios que o Estado enfrenta. "Investimos na reestruturação de carreiras, trabalhamos a valorização do servidor, e com responsabilidade. E nos cabe seguir estimulando, acreditando na inovação e no aperfeiçoamento da gestão pública, os focos de atuação do Inoves. Inovação motiva, reduz custos e melhora os resultados. Assim, podemos atender melhor as pessoas", argumentou.
 
O servidor do Incaper Fábio Lopes Dalbon, vencedor do Ciclo 2011 com o projeto "Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores", implantado em Iconha, enalteceu o Inoves. "O dia em que venci o Inoves foi o dia mais feliz da minha vida. O mais importante não é o prêmio ou o dinheiro, mas o reconhecimento que é dado aos servidores", enfatizou.
 
Segundo o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, o Inoves oferece oportunidade de reconhecimento ao servidor público capixaba. "É uma forma de dar vazão à criatividade, ampliando a possibilidade de participação do servidor na avaliação, formulação e implementação dos processos de trabalho nos quais ele está inserido", destacou o secretário.
 
"É importante lembrar também que o Inoves faz parte de uma nova visão e de uma nova política de gestão de pessoas, na qual a valorização se dá também em oportunidades de formar um servidor mais completo na sua busca pela qualidade e eficiência do serviço público, gerando resultados melhores para a sociedade capixaba", completou Aminthas.
 
O tema da 9ª edição do Inoves, pontua o coordenador Manoel Carlos, tem como objetivo reforçar a ideia de que o prêmio é um referencial na gestão pública. "Quem procura soluções, precisa inovar e utilizar os recursos com eficiência para produzir resultados melhores", argumenta. "Queremos estimular os servidores públicos a inovarem cada vez mais em seus trabalhos e apresentarem seus resultados sob a forma de projetos para o Inoves", conclui.
 
Prêmio
 
Criado em 2005, o Inoves tem como principal objetivo estimular uma cultura empreendedora no serviço público capixaba. O Prêmio consolidou-se como referência nacional para projetos para estímulo e reconhecimento da inovação na gestão pública. Desde 2005, foram 1.283 projetos inscritos, 137 premiados e 12 mil horas de avaliação.
 
Os projetos concorrentes devem ter, pelo menos, seis meses de implantação, ser desenvolvidos por equipes compostas de, no mínimo, dois servidores e apresentar resultados verificáveis, capazes de contribuir para a melhoria da administração pública no Estado.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio do site www.inoves.es.gov.br.

Categorias

Os projetos podem concorrer em uma das oito categorias do prêmio:

– Desburocratização
– Uso eficiente dos Recursos Públicos
– Valorização do Servidor
– Atendimento ao Cidadão
– Resultados para a Sociedade
– Inclusão Social
– Participação de Controle Social
– Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação