GranExpoNorte: Mais de 50 mil pessoas participaram da feira que foi um sucesso

A 1ª GranExpoNorte foi um sucesso. Mais de 50 mil pessoas participaram da feira que já é considerada um dos maiores eventos do agronegócio do Estado. A feira foi realizada entre os dias 16 e 19 e também contou a realização do 1º Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest).

A feira reuniu atrações para todos os gostos. O visitante teve a oportunidade de degustar comidas típicas, ver de perto animais como cabras, touros e vacas premiadas, conhecer os mais modernos equipamentos agrícolas, além de apreciar shows de músicas e danças.

Durante a realização da feira, a Câmara de Vereadores montou uma sessão itinerante, onde produtores e demais personalidades de Linhares e região foram homenageados. O prefeito Nozinho Correa também entregou veículos a produtores e sindicatos rurais por meio do plano municipal de desenvolvimento   rural sustentável.

O prefeito também assinou um segundo convênio, firmado entre a prefeitura de Linhares e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual, José Carlos Elias, para melhorias no campo.

O convênio prevê a entrega de um caminhão com carroceria para a Associação de Produtores Rurais São Judas Tadeu, do distrito de São Rafael, um secador de café e um trator agrícola 4×4 para o para os produtores do Assentamento Cesino, da comunidade de Humaitá e um caminhão com carroceria para a Associação de Produtores Rurais Santa Cruz, da comunidade de São Rafael.

Outra ação que marcou a feira foi a participação do governador Renato Casagrande que destacou o desenvolvimento da agricultura da região. Diversos produtores foram beneficiados com a entrega de 198 máquinas, entre caminhões, tratores e implementos que irão facilitar o trabalho do homem no campo e melhorar a qualidade de vida do produtor rural.  As máquinas entregues fazem parte da parceria firmada com diversos  bancos para dar suporte às negociações feitas no local.

A feira foi elogiada por várias autoridades do Estado. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) do Espírito Santo, Elder Carnielli, a GranExpoNorte traduz o investimento que está chegando para Linhares e região.

"Linhares já tem uma vocação natural do agronegócio.  É um momento de aproximarmos e organizar as profissões que traduzem o desenvolvimento do municipal e regional, Linhares que é o polo regional mais importante do agronegócio capixaba. É uma satisfação muito grande estar aqui presente. Temos observado que todo o segmento produtivo do município está presente na feira e o prefeito Nozinho Correa está de parabéns", afirmou Elder Carnielli.

Quem também elogiou o evento foi o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Júlio Rocha Júnior. Para ele, a GranExpoNorte é uma forma de aproximar o produtor e o consumidor.

"A GranExpoNorte tem uma importância extraordinária porque diminui a distância e o conhecimento entre o consumidor e o produtor. Temos que louvar a sensibilidade, a perseverança e garra do prefeito Nozinho Correa e do presidente do nosso sindicato, que com uma equipe extraordinária montaram esse belíssimo exemplo. Somado à inauguração da SEASA Norte em São Mateus, tenho certeza que vamos capitanear muitos empregos, muita geração de renda e muito favorecimento para a economia local", garantiu Júlio Rocha Júnior.