Secretaria de Cultura terá programação na Semana Nacional de Museus

A Secretaria de Cultura de Linhares já tem sua programação confirmada na 11ª Semana Nacional de Museus. Será apresentada uma exposição arqueológica entre os dias 15 de maio a 15 junho na Biblioteca Pública Municipal Antônio Azevedo Lima, na Praça 22 de Agosto, Centro, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A exposição que tem como tema Coisas velhas? Tesouros? Ou histórias vividas?  e seu objetivo é promover o conhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio arqueológico de Linhares, além disso, também incluir o município entre as 535 cidades do país que participam do circuito com seus trabalhos  a fim de resgatar e preservar as identidades culturais regionais.

 "Por ser um evento em nível nacional é relevante destacar que Linhares possui a maior concentração de sítios arqueológicos do Espírito Santo, inclusive, a região do Vale do Suruaca apresenta uma diversidade arqueológica exclusiva, os moundes, que são assentamentos humanos que remontam um modo de vida datado em 5 mil anos antes do presente", disse o arqueólogo e secretário de Cultura, João Luiz Teixeira.

 A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e, este ano, tem por finalidade mobilizar os municípios com programações  em torno da mudança social que acontece por meio da criatividade e a memória que o museu oferece.

De acordo com o curador da exposição, Hauley Valim, a  ideia de realizar esta exposição surgiu a partir da necessidade de valorizar parte de uma história da sociedade linharense que ainda é desconhecida. "Queremos através de fragmentos arqueológicos mostrar como viviam os povos caçadores e coletores do litoral e, posteriormente, as ocupações indígenas na região", afirmou Hauley.

A exposição ainda reforça a funcionalidade e diversidade cultural que a Biblioteca Pública Municipal tem de recriar seus espaços por meio de outras formas de manifestações do conhecimento humano.