Procon de Linhares orienta sobre as compras para o Dia das Mães

Com a aproximação do Dia das Mães, (12), o Procon de Linhares orienta os consumidores sobre a importância de estar atento na hora de comprar os presentes para não cair nas armadilhas do comércio.

Com relação aos preços, é de suma importância que o consumidor realize uma pesquisa comparativa para adquirir o produto pelo menor valor. Também é muito importante o consumidor verificar com o vendedor a política de troca da empresa e prazo para de garantia, caso o produto apresente algum problema.

Se for constatado algum problema no produto, o fornecedor, seja o comerciante ou o próprio fabricante, tem o prazo máximo de 30 (trinta) dias para solucionar definitivamente o problema. Caso isso não ocorra, o consumidor terá direito a exercer qualquer uma das possibilidades dispostas no artigo 18 como a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou o abatimento proporcional do preço.

Também é importante que o consumidor guarde as ofertas ou mensagens publicitárias que o levaram a realizar determinada compra. Nos casos em que os vendedores fizerem uma proposta ou oferta verbal, é recomendável que o consumidor peça que essa oferta ou proposta seja feita por escrito e assinada. Com esse procedimento, o consumidor comprova a oferta verbal feita anteriormente e realiza a compra ao preço então ofertado, conforme o artigo 48 do Código de Defesa do Consumidor.

Outro setor cuja venda dos produtos também sofre aumento nesta época é o setor de vestuário. Sobre este tema, as principais dúvidas apresentadas pelos consumidores dizem respeito à troca de mercadorias.

Com relação a artigos têxteis de cama, mesa e banho, bem como as roupas em geral, é importante que o consumidor confira as informações constantes na etiqueta. De acordo com o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), nas etiquetas desses produtos devem constar, entre outras, as seguintes informações:

– Nome ou razão social e identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador, conforme o caso: Essa informação é importante para permitir um canal de contato direto entre consumidor e fornecedor em face do fabricante em caso de vício ou defeito do produto.

– Tratamento de cuidado para conservação: A informação sobre como lavar, secar e passar a peça é importante para a conservação da peça, garantindo ao consumidor o uso mais prolongado do produto.

De acordo com o diretor do Procon de Linhares, Alysson Reis, a utilização de algumas medidas, como pesquisa de preços e orçamento por escrito, o consumidor preservará seus direitos. "Qualquer dúvida que o consumidor tiver, basta comparecer a agência do Procon de Linhares, na rua João Calmon, 908, Centro, ou ligar para 3372-2129 ou 151", informou Alysson.