Saúde realiza aula inaugural de formação de agentes comunitários

A secretaria municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, dia 29, a aula inaugural da Formação de Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação será oferecida em parceria com o Programa de Formação Inicial de Agente Comunitário de Saúde, do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (NUEFS), do Governo do Estado.

Em Linhares, as aulas serão oferecidas para 25 agentes comunitários da Estratégia Saúde na Família (ESF) e sete do município de Rio Bananal. Participaram da abertura da aula inaugural, a secretária Municipal de Linhares, Fátima Fiorino Biancardi, o prefeito de Rio Bananal, Edimilson Santo Eliziario, a secretária Municipal de Saúde de Rio Bananal, Eloiza Helena Grassi, e diretores e coordenadores das secretárias de saúde dos dois municípios.
 
"Quero dar as boas vindas a todos e desejar uma excelente qualificação. Que vocês aproveitem o máximo. O agente comunitário é a base do serviço de saúde. Vocês são o elo da saúde com os moradores do município e realizam um trabalho louvável e que precisa de dedicação e amor ao próximo", frisou Fátima.

O objetivo da qualificação é promover a formação de nível técnico dos atuais e futuros trabalhadores da área de saúde e desenvolver ações integradas de educação em saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da população. O curso terá carga horária de 400 horas e se divide em momentos de concentração (sala de aula) e dispersão (local de trabalho).