Ação Social capacita servidores no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte

Os servidores municipais vão participar, nesta quinta-feira (25), de um ciclo de capacitações por meio do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM). O evento será realizado das 8h às 16 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Linhares, na Avenida Presidente Costa e Silva, bairro Novo Horizonte.

O objetivo da atividade é discutir os elevados índices de homicídios do estado e do município, as estratégias para enfrentar a violência, a importância do trabalho em rede, o papel do Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes e o modelo de proteção oferecida pelo PPCAAM.

O evento irá capacitar os profissionais que estão ligados diretamente à criança e o adolescente como pedagogos, coordenadores, guardas municipais, agentes de saúde, comissariado e equipe técnica da Vara da Infância e Adolescente e assessores do Ministério Publico.

Coordenadores dos Centros de Referencia e Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar do município de Linhares também serão capacitados. A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cidadania e Segurança Pública também estão envolvidas.

A coordenadora geral do PPCAAM-ES, Renata Freire Ferreira Batista, ressalta que é necessário "refletir sobre os altos índices de letalidade de crianças e adolescentes nos municípios do Espírito Santo e apontar medidas para prevenção e enfrentamento, ressaltando a importância da efetivação de um trabalho articulado entre os serviços locais e que atendem o público em questão", explica Renata.