Projeto garante atividades esportivas e aulas de música para alunos da rede pública de ensino

Os alunos da rede pública de Linhares agora terão um incentivo a mais para participar de atividades esportivas. As secretarias de Educação e Assistência Social estão lançando o projeto "Depois da Aula", que vai oferecer ao estudante aulas de handball, vôlei, basquete e futebol de salão nos horários em que o aluno não está estudando, o chamado contra turno. Atividades artísticas e lúdicas também farão parte do projeto. As inscrições para os cursos, bem como as aulas, começam dia 9 de abril.

Inicialmente, o projeto atenderá 600 estudantes. Além das modalidades esportivas, os alunos também terão aulas de música com quatro instrumentos: flauta, chocalho, percussão e gaita. As atividades serão realizadas por profissionais de Educação Física e professores de música nas quadras poliesportivas dos bairros Araçá, Interlagos, São José e Conceição.

O objetivo do projeto é ampliar a possibilidade de acesso das crianças, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e de risco social, ao esporte e ao meio artístico, permitindo ensinar conceitos de disciplina, organização, perseverança e cidadania.

Além dos estudantes, o projeto também vai oferecer atividades físicas à terceira idade, proporcionando ganhos como socialização, autoestima, interação e saúde aos mais idosos.  As atividades serão realizadas na Associação de Moradores do Bairro José Rodrigues Maciel e atenderá 300 alunos da melhor idade.

Segundo o coordenador do projeto e professor, Kleber Silote, o município de Linhares vem, com frequência, fazendo parte da lista das cidades mais violentas do País e o projeto "Depois da Aula" foi criado para ajudar a reverter essa situação.

"Esperamos contribuir para minimizar esse quadro de violência, dando opção para que as crianças possam se ocupar de atividades saudáveis nos seus horários ociosos. Também queremos que os idosos possam ter mais qualidade de vida através das atividades físicas", concluiu Kleber Silote.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nos núcleos de atendimento (nas quadras poliesportivas dos bairros Araçá, Interlagos, São José e Conceição), de 9 a 11 de abril. Podem participar do projeto, alunos do ensino fundamental  da rede municipal de ensino que não estejam defasados em sua idade escolar. Os interessados devem comparecer aos núcleos com um responsável, a certidão de nascimento e a autorização assinada.

O projeto foi idealizado pelos coordenadore Enildo Barcelos e Kleber Silote.