Dia do Circo: Professores e alunos do CEIM José Elias se divertiram com apresentações e shows

A equipe infantil do CEIM José Elias teve um dia diferente, repleto de alegria e diversão. Trata-se do Dia do Circo, que foi comemorado na última terça-feira (26) com muito entusiasmo por alunos e professores. Aliás, o evento se tornou ainda mais animado pois professoras da unidade de ensino, por realização pessoal, têm formação em palhaçaria e mágica.

E foi com muita dedicação que os educadores Angela Tércio, Marinalva, Maria José e Shirley, criaram o grupo "Educadores do Riso" e passaram a colocar em prática tudo que sabem para divertir os alunos da escola.

Segundo a diretora do CEIM, Tânia Helena Nascimento Salomão, o educador deve sempre cultivar a arte circense para não deixar a arte cair no esquecimento. "Trata-se de uma rica fonte de valor sociocultural e aproveitamos para realizar, junto com toda a nossa equipe, um momento de encanto. Bastou observar o olhar e o sorriso de cada criança para ver que tudo valeu a pena", afirmou a diretora.

A comemoração do circo, além de contar com atividade pedagógica em sala, teve ainda uma apresentação no pátio da escola onde crianças e adultos puderam prestigiar o trabalho da equipe do CEIM.

O dia do circo, celebrado no dia 27 de março, foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.