Meia tonelada de lixo é retirada em expedição de limpeza do Rio Pequeno

Cerca de meia tonelada de lixo foi retirada das águas durante a expedição de limpeza realizada na manhã deste sábado (23) às margens do Rio Pequeno. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais com o apoio do Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação (CRIAR).

Foram recolhidas sacolas plásticas, garrafas pet, isopor e vidros. O prefeito Nozinho Correa também participou do encontro. Às 7h30, os voluntários se reuniram no cais do Clube do Linhares com vários tipos de embarcações como caiaques, barcos, lanchas e até pessoas com pranchas de surf estiveram envolvidas na ação.

Após o café da manhã, oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente em pareceria com empresas do município, os participantes iniciaram as atividades de coleta do lixo.

A expedição, realizada ao longo dos 9 km de extensão do rio, contou com a presença de cerca de 70 voluntários. Dentre eles, os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Walter Maia Júnior, de Segurança Pública e Cidadania, Washington Monteiro e de Comunicação Social, Roberto Cordeiro.

"Além de retirar o lixo da água, a campanha tem por objetivo alertar e conscientizar os moradores da região ribeirinha que o lixo não pode ser jogado no rio. A preservação do Rio Pequeno é muito importante  porque é dele que retiramos a água que abastece a nossa cidade", destacou o secretário Walter Maia.

Os participantes foram recebidos pelo prefeito Nozinho Correa no Cais do Porto do Rio Doce por volta das 12h30. Os 500 quilos de resíduos coletados foram encaminhados para o CRIAR no bairro Aviso.