Procon de Linhares comemora o dia mundial do consumidor

Em comemoração ao dia mundial do consumidor, que oficialmente acontece nesta sexta-feira (15), o Procon de Linhares promove uma série de atividades para orientar a população . Entre as atividades estão a fiscalização preventiva no comércio, um ciclo de palestras sobre os direitos dos idosos nas relações de consumo e esclarecimentos das relações de consumo, direitos e obrigações de fornecedores e consumidores.
 
Segundo o coordenador do Procon de Linhares, Alysson Reis , o Código de Defesa do Consumidor, criado em 11de setembro de 1990 (Lei nº 8.078), mas que só entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores. "O Procon de Linhares é parceiro da população e se coloca à inteira disposição para orientar, fiscalizar e dirimir quaisquer conflitos existentes para os consumidores", afirmou Alysson.
 
O coordenador também ressaltou que qualquer dúvida que o consumidor tenha, basta comparecer a agência do Procon de Linhares, na rua João Calmon, 908, Centro, ou ligar para 3372-2129 ou 151.
 
Seja um consumidor consciente: 
– Verifique a real necessidade, e se a despesa está compatível com o seu orçamento.
– Defina claramente o produto que você necessita;
– Pesquise preços em pelo menos três fornecedores;
– Verifique o melhor preço e obtenha informações sobre o fornecedor – verifique se ele costuma respeitar os consumidores;
– Verifique a melhor forma de pagamento;
 
 
Confira a agenda do Procon de Linhares 
Dia 13 – Fiscalização preventiva no comércio;
Dia 14 – Ciclo de palestras sobre o Direito do Consumidor: às 10h, no IFES e às 15h30 no Senac;
Dia 15 – Ciclo de Palestras sobre os Direitos dos Idosos nas Relações de Consumo, realizado no Procon Estadual em Vitória-ES;
Dia 16 – A partir das 8h, Atividades voltadas para o esclarecimento das relações de consumo, direitos e obrigações de fornecedores e consumidores, no Mercado Municipal.