Município realiza ação de abordagem a moradores de rua no centro da cidade

A prefeitura de Linhares realizou na manhã desta terça-feira (12) uma ação de abordagem social nas ruas do município. A operação foi feita pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e contou com o apoio da Polícia Militar. A Guarda Municipal retirou e encaminhou para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 16 moradores de rua que estavam espalhados em vários pontos da cidade.

A operação foi realizada nas praças Nestor Gomes e Regis Bittencourt, e também na Igreja Matriz e na ponte do Rio Pequeno. Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, a operação foi uma forma encontrada pelo município para retirar os andarilhos das ruas e dar uma nova oportunidade aos abordados.

"Muitos andarilhos estão envolvidos com problemas como uso de drogas, furtos, entre outros problemas que iremos tratar de forma social. Eles serão levados para um centro especializado onde receberão orientações e tratamento diferenciado para que possam sair das ruas. Além disso, a Guarda Municipal vai manter uma ocupação permanente nas praças para evitar que essa população volte a viver em tais condições", afirmou o secretário.

O CREAS possui um conjunto de ações voltadas para atender a população que faz das ruas seu local de sobrevivência ou moradia em Linhares. Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhida e outros para os serviços da rede de assistência social e saúde da Prefeitura. Lá elas recebem atendimento de profissional de Assistência Social, que identificam a demanda para posterior encaminhamento.

Apesar de todas as iniciativas voltadas para a ressocialização e integração com as famílias, muitos moradores voltam para as ruas. A afirmação é da coordenadora do CREAS, Dulciania Baptista Pedroni. "É muito difícil realizar esse trabalho, pois viver na rua é um vício e depende muito da força de vontade de cada pessoa para sair dessa condição de vida, afirmou a coordenadora.