Dia da mulher está recheado de saúde em Linhares

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde programou várias ações para celebrar a data. As atividades da saúde estão sendo realizadas no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps) e no Centro de Saúde do bairro Araçá.

No Naps o evento começou às 8h30, com um culto em comemoração ao Dia da Mulher, presididos pelo Pastor Wellington e Diácono Rogério. Estavam presentes a secretária Municipal de Saúde, Fátima Fiorino Biancard, a vice-prefeita de Linhares, Maria Eliana Dadalto Mello, a secretária de Municipal de Planejamento, Renata Marisa Ferraz Correa, e a diretora do Naps, Wânia Britto.

A secretária de saúde, Fátima Biancard, falou sobre a comemoração do dia da Mulher. "Somos todas poderosas. Precisamos continuar nos mobilizando e fazer a diferença. Na saúde, vamos lutar por melhoria e atendimento digno. Agradeço a todos pela presença e peço paciência, pois estamos no início da gestão, mas com determinação a gente espera chegar lá. Parabéns a todas as mulheres", frisou.

Já no Centro de Saúde do bairro Araçá, está acontecendo mais uma edição do "Mulher em Foco". A abertura do evento contou com a presença do Prefeito de Linhares, Nozinho Correa, subsecretário Municipal de Saúde, Edilson Rocha e diretora do Centro de Saúde, Lucineri Ronchette.

A ação conta com o apoio das Unidades de Saúde do Centro e Araçá, Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Centro de Fisioterapia de Linhares – Cefil e  Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação – CRIAR.

Entre os serviços de saúde que estão sendo oferecidos no Naps e Centro de Saúde do Araçá estão: teste de glicemia, aferição de pressão e encaminhamento para teste de HIV, VDRL (sífilis) e Hepatite B e C, prevenção contra o câncer de pele e boca, averiguação do índice de massa corporal.  Ainda serão distribuídos brindes e realizados sorteios. As atividades acontecem durante todo o dia.