Prefeitura assina convênio para a municipalização do trânsito

O prefeito de Linhares, Nozinho Correa, firma nesta quinta-feira (7), às 10 horas, uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Banestes efetivando a municipalização do trânsito no município. Com a assinatura, realizada no gabinete do prefeito, os agentes de trânsito municipal passam a ter poderes para organizar o fluxo de veículos de forma mais eficaz e até multar motoristas.

No entanto, o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, explicou que o município irá trabalhar, em um primeiro momento, com a conscientização dos motoristas. A punição para motoristas infratores só terá início no segundo semestre deste ano.

"Com a assinatura deste convênio, teremos como administrar o trânsito de uma forma mais efetiva. Hoje, o centro da cidade está um caos, com veículos parados em fila dupla, caminhões descarregando fora da zona delimitada, automóveis estacionados de forma irregular nas vagas para idosos ou deficientes físicos, entre outros problemas. Nossos agentes irão abordar esses motoristas e fazer uma abordagem educativa. Será assim até o final de junho, quando passaremos a multar os infratores", afirmou Washington.

Atualmente, Linhares conta com 18 agentes de trânsito, mas o município está autorizado a contratar até 50 funcionários para atuar neste setor. Segundo Washington Monteiro, novos agentes serão chamados para suprir a demanda na medida do necessário. Serão convocados os candidatos que passaram no último concurso para agente de trânsito municipal.

"Com a inauguração do novo shopping center em Linhares, o fluxo de veículos no centro da cidade poderá mudar. Vamos acompanhar o crescimento da frota e como ficará o trânsito de veículos após a inauguração do shopping. Havendo necessidade de contratar mais agentes de trânsito, iremos convocar aqueles candidatos que passaram no último concurso", finalizou o secretário.