Alunos dos bairros Santa Cruz e Movelar são beneficiados com a construção de duas unidades de ensino

A noite da última quinta feira (7), foi marcada por muita emoção e alegria pelos moradores dos bairros Santa Cruz, Movelar e pelas famílias dos homenageados. O motivo de tanta emoção foi a inauguração do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Mariana Batista Pompermayer, no bairro Santa Cruz, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Souza Matias, no bairro Movelar.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Linhares, Nozinho Correa, da primeira dama, Elda Ferraz Correa, do deputado estadual Luiz Durão, dos secretários e vereadores do município e pelos moradores da região.

O prefeito Nozinho Correa afirmou durante o seu discurso que é com muita satisfação que a prefeitura inaugura estas duas escolas municipais. As obras vão beneficiar mais de 700 alunos ainda neste ano letivo. "Hoje é um dia muito importante para a cidade de Linhares e principalmente para os moradores dos bairros Santa Cruz e Movelar. Essas escolas vão contribuir muito para o futuro desta região", concluiu Nozinho.

Já a secretária municipal de Educação, Regina de Cássia Cardozo Pedroni, garantiu que  a prefeitura de Linhares, juntamente com as secretaria de Educação e Obras, não mediu esforços para que estas obras fossem concluídas antes do inicio do ano letivo. "Esperamos que os alunos possam aproveitar com responsabilidade estes espaços que foram construídos especialmente para eles", afirmou Regina.

O CEIM Mariana Batista Pompermayer vai atender aproximadamente 140 crianças de 2 a 5 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino, em seis salas de aula muito bem projetadas para receber os alunos. Já o EMEF Maria Souza Matias, irá receber mais de 600 alunos distribuídos em 20 salas de aula, onde atenderá crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, também nos turnos matutino e vespertino.

A monitora do CEIM, Ruth Léia Maçal, disse estar muito emocionada de ter a oportunidade de trabalhar numa escola nova e de poder continuar acompanhando o seu aluno com necessidades especiais, Antonio Sobrinho Filho. "Apesar das suas limitações acredito que ele tem o mesmo potencial de se desenvolver como as outras crianças", garantiu a monitora.

Homenageadas
O CEIM recebeu o nome da adolescente Mariana Batista Pompermayer, falecida no ano passado vitima de um câncer. Segundo a família, Mariana era uma menina alegre e muito apaixonada pelo ensino e que até durante os tratamentos se dedicava aos estudos. Para a os pais é uma honra ter o nome da filha eternizado em um centro educacional. "Esperamos que as crianças que estudarão nesta escola possam ter o mesmo empenho e a mesma garra da minha filha", afirmou Karine Pompermayer, mãe de Mariana.

O EMEF do bairro Movelar é uma homenagem à dona Maria Souza Matias, que com muita dificuldade estudou os seus cinco filhos e atuou fortemente para que as demandas e melhorias do bairro fossem atendidas.  "Quando olhei para aquela placa, vi o semblante da minha mãe. É uma honra saber que todos os dias o nome dela será repetido pelos alunos e profissionais desta escola", afirmou Edino Souza Mathias, filho de dona Maria.  

Serviço:
Centro Educacional Infantil (CEIM) Mariana Batista Pompermayer
Endereço: Rua Domingos Belizário, bairro Santa Cruz

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Souza Matias
Endereço: Rua Jatobá, s/n°, bairro Movelar