Prefeitura oferece tratamento para criança desnutrida

O Sistema de Gestão Federal/Estadual da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, é um dos programas do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), da Secretaria Municipal de Saúde. O programa atende crianças de 0 a 10 anos com baixo peso, desnutridas e que estão inseridas no programa Bolsa Família, da Secretaria Municipal de Assistência Social, ou encaminhadas pelos médicos das Unidades de Saúde do município.

Assim que chega ao programa a criança é consultada por uma pediatra e uma nutricionista, que passa a dieta e as orientações para uma vida saudável. A previsão é que um psicólogo seja inserido no programa ainda este ano.

Segundo a coordenadora do SISVAN, Maxsuellen Vieira, a criança recebe acompanhamento até atingir o peso ideal. "O objetivo é erradicar a desnutrição e o baixo peso infantil e ainda descrever o estado nutricional da população, permitindo conhecer as causas e promover medidas de prevenção", destacou.

Além deste trabalho com as crianças, o SISVAN recebe toda demanda nutricional dos demais programas do NAPS, atendendo em alguns casos adultos e crianças com obesidade.