Secretaria de Saúde intensifica combate a dengue

Estamos no verão e o calor e as chuvas da temporada proporcionam condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ciente desta realidade, a Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal de Saúde, está intensificando os trabalhos no município para não haver proliferação da doença.

Nesta semana os trabalhos de combate à dengue estão concentrados nos bairros Centro, Santa Cruz, Aviso, Vila Izabel, Interlagos e Bebedouro e nos distritos de Povoação e Regência. A cada semana uma nova escala de bairros é realizada.

Ainda está sendo realizado durante toda esta semana o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti em Linhares – janeiro/2013. O levantamento é realizado pelos agentes de controle de endemias do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Ana Maria Teixeira, o objetivo deste trabalho é obter de forma rápida o percentual de imóveis com focos do mosquito da dengue, facilitando assim a definição das áreas com maior risco de transmissão da doença e as regiões onde os agentes deverão intensificar as ações junto à comunidade. "Não temos caso confirmado de dengue no mês de janeiro no município e vamos trabalhar para continuar tendo ótimos resultados", frisou a diretora.

Durante o levantamento serão visitados, por critério de amostragem, 2.150 imóveis em todos os bairros da sede do município, onde estão atuando 20 agentes, 03 supervisores e 01 motorista.

Os trabalhos de combate à dengue também já foram realizados no Pontal do Ipiranga, Barra Seca, BNH e Shell. Além disso, os pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios, ferros velhos, pontos de reciclagem são visitados quinzenalmente.