Prefeitura de Linhares intensifica o número de guarda-vidas durante o verão

Durante o verão, a procura pelas praias e lagoas de Linhares aumenta significativamente e a quantidade de turistas que o município recebe faz com que os riscos de afogamento aumentem nesse período. Por isso, a Secretaria de Cidadania e Segurança Publica reforçou a segurança no litoral.

O horário de trabalho dos guardas-vidas é das 8h às 17 horas. Após este horário, o número de profissionais passa a ser reduzido e os guarda-vidas ficam na praia até às 19 horas. A equipe conta com tendas, sombrinhas, cadeiras de praia, uniformes, filtro solar, óculos de proteção, apitos, máscaras de ressuscitamento, cordas e boias de isolamento, para garantir a segurança dos banhistas e realizar os primeiros socorros, quando necessário.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros de Linhares, Raphael Nardoto, o efetivo de guarda-vidas está devidamente treinado pelo Copo de Bombeiros para orientar os banhistas sobre os pontos de perigo das praias e lagoas, o nível da maré e o melhor local para banho, não entrar na água após o uso abusivo de álcool e principalmente orientar os pais para que não deixem as crianças sozinhas na água, para evitar uma que o pior aconteça. O tenente também alertou para a importância de se respeitar as áreas próprias para banho e seguir as recomendações dos profissionais.

As áreas de atuação dos guarda-vidas são:

Lagoa Juparanã (Três Pontas): 8 guarda-vidas de segunda a sexta e 15 aos sábados e domingo.

Pontal do Ipiranga: 15 guarda-vidas de segunda a sexta e 29 aos sábados e domingo.

Povoação: 3 guarda-vidas de segunda a sexta e 6 aos sábados e domingos.

Regência: 4 guarda-vidas de segunda a sexta e 8 aos sábados e domingo.