Descaso: Consultórios odontológicos estão abandonados há quatro anos

Equipes da Secretaria de Saúde de Linhares flagraram na manhã desta segunda-feira (7) um verdadeiro descaso com a saúde pública do município. Quatro consultórios odontológicos completos estavam abandonados no Centro de Atenção à Mulher, no bairro Colina. Cada consultório está avaliado em cerca de R$ 40 mil e nunca chegaram a ser utilizados.

O flagrante foi feito pelo assessor especial de gestão da Secretaria de Saúde, o médico Edilson Rocha. Os consultórios fazem parte do Centro de Especialidades Odontológicas, uma obra que foi entregue à população no dia 23 de dezembro de 2008, já no final da penúltima administração municipal. Porém, a estrutura não foi aproveitada pela administração passada.

"Os laboratórios estão parados, acumulando poeira há quatro anos. Nas salas há várias caixas, cadeiras e equipamentos odontológicos lacrados dentro das embalagens originais. Vamos realizar a manutenção dos materiais e colocar o centro odontológico para funcionar. É um absurdo o município ter equipamentos para melhorar a saúde da população e não usá-los", afirmou Edilson.

Cada consultório tem capacidade para atender até 15 pacientes por dia, o que significa que 60 pessoas deixaram de ser atendidas diariamente nos últimos quatro anos.

Ainda não há um prazo definido para que os consultórios voltem a funcionar, uma vez que o imóvel vai precisar passar por uma reforma. Como ficou quatro anos parado sem manutenção, há infiltrações, goteiras e problemas na parte hidráulica do prédio.