Proerd forma 550 alunos em Linhares

Foram realizadas, neste mês de dezembro, as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ao todo, 550 alunos da rede particular, estadual e municipal de ensino, com idades entre 09 e 11 anos, concluem o programa.


As formaturas ocorreram entre os dias 10 a 14 de dezembro, na Universidade Aberta do Brasil (UAB); os alunos que concluíram o programa foram das escolas: EMEF "Talma Drumond Pestana", EEEFM "Nossa Senhora da Conceição", EEEF "Luiz de Camões", Serviço Social do Comércio (Sesc) Linhares, EMEF "Jerônimo Monteiro", EMEF "Samuel Batista Cruz" e EMEF Professora "Efigênia Sizenando".


O Proerd é um programa voltado para estudantes do Ensino Fundamental do 5º e 7º ano. Durante o projeto, eles participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, com o intuito de ensiná-los a resistir às pressões e dizer não às drogas.


O objetivo do Programa é justamente orientar crianças e adolescentes para a prevenção ao uso de drogas, trabalhando em conjunto com os educadores, pais e comunidade. A ação é desenvolvida pela Polícia Militar com o apoio da Prefeitura de Municipal de Linhares, por meio das Secretarias de Educação e Cidadania e Segurança Pública.


Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é projeto social desenvolvido há 10 anos pela Polícia Militar e nasceu por meio do Programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), uma iniciativa de educadores e policiais americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando a diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência. Posteriormente, foi apresentado ao Brasil, que recebeu a denominação de Proerd, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo mantendo a metodologia original.