Guarda-vidas irão garantir a segurança dos banhistas a partir do dia 29 de dezembro

Com a chegada do verão, aumenta o movimento na região litorânea e, consequentemente, o número de banhista nas praias e lagoas de Linhares. Para garantir a segurança dos banhistas, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, contratou 50 guarda-vidas que irão atuar nas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação e nas lagoas Juparanã e do Cajú a partir do dia 29 de dezembro (Sábado).

Os postos de atendimentos dos guarda-vidas serão distribuídos da seguinte forma: Pontal do Ipiranga (20), Povoação (05), Regência (08), e 17 guarda-vidas irão atuar  nas  lagoas Juparanã e do Cajú. As lagoas que cobram acesso dos banhistas não serão contemplados com os profissionais contratados pela Prefeitura de Linhares.

Eles irão atuar na região litorânea das 8h às 18 horas até o mês de fevereiro do próximo ano; e estão aptos a desenvolver ações de socorro para vítimas de afogamento. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais em regime de escala. A remuneração dos contratados será de R$ 867,93 mensais. A Prefeitura fornecerá, ainda, vale-transporte e ticket de alimentação no valor de R$ 200,00.

Os guarda-vidas finalizam um treinamento intensivo coordenado pelos profissionais do 2º. Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares que encerra-se na próxima quinta-feira (20). "O objetivo do treinamento é assegurar ainda mais a tranquilidade dos frequentadores da orla e dos banhistas", reforça o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.

Durante o período de atuação dos guarda-vidas, para fazer qualquer reclamação ou denúncia sobre embarcações, animais na areia ou banhistas em comportamento perigoso, basta se dirigir a um posto de observação e conversar com um destes profissionais.

Dicas:

– Evitar a entrada no mar após fazer uma refeição e/ou ingerir bebidas alcoólicas;
– Ter preferências por comidas leves;
– Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura;
– Respeitar o limite para banhistas;
– Ter cuidado com depressões e bancos de areia
– Manter sempre as crianças à vista;
– Atenção aos locais apropriados para prática de esporte.