Centro Cultural Nice Avanza abre nova exposição fotográfica

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição fotográfica "Encantos do Mestre Maurício", com fotografias de Vitor Bermudes, Gilberto Sudré e Ueliton, expostas no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, até o dia 15 de dezembro. A exposição é aberta ao público e inteiramente gratuita. Essa é a 26ª exposição que o Centro Cultural abre espaço para os artistas da região.

Confira a curadoria escrita por Márcio Rosa

"Encantamentos do Mestre Maurício" in foco


Quem já teve a oportunidade de contemplar as obras do pintor francês Edgar Degas (1834-1917) certamente fascinou-se pela maneira sublime como o artista retratou através de suas pinceladas, os ensaios e espetáculos de balé apresentados pelas academias de dança daquela época. Semelhante a isso, três fotógrafos capixabas também retrataram, desta vez, usando os recursos tecnológicos da fotografia, o espetáculo de balé "Encantamentos do Mestre Maurício".

Os sons dos acordes de Maurício de Oliveira parecem soar aos nossos ouvidos ao nos depararmos com as imagens fotografadas por Vitor Bermudes, Gilberto Sudré e Ueliton Santos nesta exposição.

A partir desse espetáculo que correu por diversas cidades do Estado do Espírito Santo no projeto Circulação Cultural, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura, os três fotógrafos captaram toda a nostalgia e encanto de movimentos e luzes que o espetáculo apresentava.

Encantamentos do Mestre Maurício é um retorno ao tempo através das canções interpretadas por esse violonista que é, sem dúvida, o maior músico já consagrado do Estado do Espírito Santo e, nessa coletânea de fotos, podemos ?sentir? as vibrações sonoras e a bossa que consolidaram o espetáculo.

Os enquadramentos, os focos, a cromia e a iluminação surgem de forma mágica em cada foto, dando ao espectador a sensação de estar assistindo, ao vivo, o tributo ao Mestre. Vale a pena observar e se incluir nessa ciranda de movimentos e luzes que os alunos da ACES apresentaram e que Vitor, Gilberto e Ueliton eternizaram através de suas lentes.