Meio Ambiente conhece projeto Rio Preto Convida desenvolvido por escola de Regência

Disposta a fazer com que os cidadãos se conscientizem e construam hábitos visando a uma relação sustentável com o meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares (Semam) realiza, rotineiramente, eventos ligados à temática. Não foi diferente no último dia 29, na Vila de Regência, quando o secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, e os técnicos da Semam participaram da apresentação do projeto "Rio Preto Convida" na Escola Estadual de Ensino Fundamental "Vila de Regência".

"Rio Preto Convida" foi apresentado pela diretora da unidade escolar, Maria da Glória Boecker, e pelos alunos, que comentaram sobre o início do projeto no ano de 2006 e as atividades que foram realizadas ao longo destes anos para conscientizar a comunidade sobre a importância de preservação do rio Preto. "A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de mobilizar os alunos para a situação degradante que se apresenta o rio Preto. A adesão foi imediata e desde então buscamos e colocamos em prática algumas ações para minimizar os impactos ambientais ao manancial", disse a diretora.

Alunos, professores, comunidade e profissionais do meio ambiente têm uma única certeza e direção: a ação vai ampliar o nível de conscientização dos moradores quanto à importância da preservação do manancial, levando em consideração suas características ecológicas, sociais, cênicas e culturais, por meio de atividades socioambientais e lúdico-educativas.

O projeto encantou o secretário de Meio Ambiente Lucas Scaramussa que de prontidão colocou os técnicos da Semam à disposição da escola para contribuir com os estudos já realizados pelos alunos e colaborar nas ações de conscientização e preservação do rio Preto. "O tema foi um convite à reflexão de como é a vivência na escola e na vida em geral, frente à importância das questões que ameaçam o planeta e os desafios colocados para a humanidade. Desenvolvem complexos diálogos sobre educação ambiental, mostrando o elo entre saúde, cidadania e meio ambiente e como esses temas influenciam a vida de cada um de nós. Aqui em Regência o rio Preto é a representatividade de todos estes elementos", destaca.

Para Scaramussa, "educação ambiental é, sem dúvida, um dos assuntos mais discutidos na atualidade em todo o mundo e nas diversas instituições. As escolas de Linhares não poderiam ficar de fora dessa discussão e trazem o tema para o cotidiano dos alunos".

"Rio Preto Convida" foi idealizado por professores e estudantes do 1° ao 9° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental "Vila de Regência", e contou com a efetiva participação da comunidade e de pessoas tradicionalmente conhecidas neste âmbito: João Carlos Thomé, o Joca, Carlinhos Sangália, do Projeto Tamar e Fábio Gama, Presidente da Associação de Moradores do balneário.