Novo Complexo de Esporte e Lazer mistura modernidade e a tradição do esporte do Novo Horizonte

Um encontro de gerações do esporte do bairro que foi o berço do vôlei e futevôlei de areia, e do frescobol, marcou presença na assinatura da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras do Complexo de Esporte e Lazer do bairro Novo Horizonte, na noite dessa segunda-feira (02/07). Vanderlei Strutz, Leo Gama, Miguel Soares, Carlinhos Jovita, Miguel Viana e tantos outros foram ver, de perto, as projeções de como vai ficar o núcleo planejado esportivo que a Prefeitura vai construir no tradicional Campinho da Feira. As obras, que estão orçadas em mais de R$ 600 mil, começam na próxima segunda-feira, dia 09 de julho. A previsão é que seja concluída em 180 dias.

Os moradores mais antigos do bairro, lideranças comunitárias e religiosas, atletas das escolinhas de esportes da Prefeitura, vereadores e secretários municipais, todos estavam ali para prestigiar esse momento importante para o pleno desenvolvimento da região. Antes, puderam assistir às produções cultural e artística de duas unidades de ensino do bairro: as crianças do Centro de Educação Infantil Municipal "Manoel Farias de Souza", que dançaram a música Bate Coquinho, e duas estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Jerônimo Monteiro", Dávila e Larissa, que cantaram a música Família.

O projeto arquitetônico contempla duas quadras – uma de vôlei e outra de futevôlei – com as medidas oficiais das confederações brasileiras das modalidades. Será construída também uma quadra de frescobol e a primeira academia adaptada para portadores de necessidades especiais do interior do Espírito Santo.

A arena de esporte e lazer terá, ainda, campo de futebol society de grama sintética e com iluminação que vai permitir jogos noturnos; campo de futebol de areia; academia ao ar livre e parque de recreação para crianças. Os adeptos das caminhadas podem comemorar: uma pista será construída ao redor do Complexo. O local vai receber um amplo projeto paisagístico.

Além de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e a integração entre os moradores da região, o novo complexo de esporte e lazer será um celeiro para a formação de novos atletas. "Essa estrutura tem a capacidade de não apenas ser um espaço de recreação e lazer para a comunidade da região, mas também para a cidade de Linhares e seus moradores. É preciso ligar o esporte à educação e à comunidade", diz o Prefeito Guerino Zanon que completa: "essa arena esportiva é coisa de primeiro mundo, que irá se incorporar ao dia-a-dia da cidade, criando alternativas para a prática de esporte e lazer".

O Secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali, ressaltou que, com a construção do novo espaço, será possível ampliar e melhorar os projetos esportivos que já são desenvolvidos pela Prefeitura. "A nossa cidade, hoje, está qualificada com infraestrutura que nos permite desenvolver, com mais qualidade, as atividades das escolinhas de esportes e clínicas de diversas modalidades que já funcionam nos bairros, desde as destinadas à criança até ao idoso. Nós proporcionamos condições para dar ao esporte a dimensão social que ele merece", enaltece Jair.

A Presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Luzia Paranhos, disse que a obra é aguardada, há anos, pelos moradores e que se emociona por estar tendo a chance de vivenciá-la. Para ela, o espaço será essencial para tirar as crianças e adolescentes das ruas e afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade. "Tenho certeza de que esse Complexo vai ser importante para a formação de cidadãos comprometidos com o futuro e com o progresso da nossa cidade. É por meio do esporte que amenizamos o triste mundo da criminalidade que, a todo momento, tenta envolver nossas crianças".

A Prefeitura constrói, atualmente, o Complexo de Esporte e Lazer do distrito de Bebedouro e já entregou o Complexo do bairro Aviso. Inaugurou também a Praça de 22 Agosto. Todos os locais possuem academias populares com a instrução gratuita de educadores físicos, de segunda a sexta-feira.