Proerd forma 950 alunos em Linhares

Será realizada, nesta terça-feira (03/07), a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento irá ocorrer às 18 horas, no Ginásio de Esportes do bairro Novo Horizonte.


Serão 950 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, com idades entre 9 a 10 anos, que concluem o programa. Durante o Proerd, que é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, os alunos participaram de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, com o intuito de ensiná-los a resistir às pressões e dizer não às drogas.


O objetivo do Programa é justamente orientar crianças e adolescentes para prevenção ao uso de drogas, trabalhando em conjunto com os educadores, pais e comunidade. A ação é desenvolvida pela Polícia Militar com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias de Educação e Cidadania e Segurança Pública.


"Nosso intuito é fortalecer os trabalhos de prevenção com crianças e jovens, sobre o uso de drogas, contribuindo para a redução da violência em Linhares, tornando o município seguro e, melhor ainda, de se viver", afirmou o Secretário de Segurança, Coronel Jones Matos.

Campanha de Prevenção de Drogas
Uma campanha sobre o uso indevido de drogas foi desenvolvida pelo Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD), com alunos de quatro Escolas Municipais: "Adelson Del´Santo", "Caboclo Bernardo", "Zeferino Batista Fiorot" e "Dinorah Almeida Rodrigues", que realizou um concurso em que foram premiados as melhores frases e desenhos dos alunos das  séries: 3º ao 5º e de 6º ao 9º ano.


Sobre o Proerd
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – é um projeto social desenvolvido há 10 anos pela Polícia Militar e nasceu por meio do Programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), uma iniciativa de educadores e policiais americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando a diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.


Posteriormente, foi apresentado ao Brasil, que recebeu a denominação de Proerd, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original.