2.000 casas populares em construção em Linhares

Depois de discutir com a população linharense o Plano Local de Habitação de Interesse Social, a Prefeitura executa agora obras que visam a diminuir o déficit de moradia no município. Para isso, entre outras ações, estão em construção cerca de 2.000 casas populares.

No bairro Santa Cruz são 415 casas que já estão com as obras adiantadas. Muitas unidades já estão em fase de reboco. Já no bairro Aviso são 1.592 casas populares a serem construídas. O terreno já recebe todo o preparo de terraplanagem para que as casas comecem a ser erguidas. Estão previstas ainda 103 unidades habitacionais no Planalto, cujas obras devem começar em breve.

As habitações atenderão a famílias de zero a três salários mínimos que já estão identificadas pelo cadastro habitacional do município, cujo levantamento foi realizado entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011.

More Legal

Além da construção das casas, a Prefeitura de Linhares está implantando no município o Programa "More Legal". Com o objetivo de facilitar e incentivar a regularização de loteamentos, possibilitando aos proprietários maior proteção jurídica e atualização do cadastro do município.

São promovidas reuniões com os moradores, distribuídos materiais de divulgação explicando sobre o "More Legal" e a importância de regularizar o imóvel. Após levar o programa para o Interlagos, a Comissão de Regularização Fundiária trabalha agora no bairro Nova Esperança, onde cerca de 60% dos imóveis já estão cadastrados.

O programa atende a anseios antigos dos moradores, como expressou Marineuza Ferron de Souza, que reside no Nova Esperança há 15 anos. "Já esperava por isso há muito tempo. Agora graças a Prefeitura a regularização dos imóveis será concretizada. Com as obras que estão sendo realizadas no Nova Esperança, a situação dos moradores do bairro melhorou muito", afirma.

Linhares 100% infraestrutura

Outra estratégia de ação para melhorar a questão habitacional é urbanizar todo o município. Com o projeto "Linhares 100% infraestrutura", a Prefeitura está abrindo e consolidando o sistema viário, implantando infraestrutura completa, reparcelando o solo, viabilizando a regularização fundiária, promovendo obras de consolidação geotécnica, construindo equipamentos sociais e promovendo melhorias habitacionais nas áreas.

São cerca de 450 mil metros quadrados de pavimentação em 257 ruas e avenidas da região central e também do interior do município. O investimento chega a R$ 45 milhões em saneamento básico e saúde (pavimentação, rede de esgoto, drenagem e unidades de saúde).

Plano de Governo

Com essas ações, a Prefeitura de Linhares segue cumprindo as propostas discutidas com a população e previstas no Plano de Governo: aumentar o número de novas moradias, diminuir o número de moradias precárias e aumentar o número de imóveis regularizados.