Alunos da Vila de Regência realizam ações de Educação Ambiental

Conscientizar sobre o meio ambiente com responsabilidade socioambiental foi o objetivo das diversas ações realizadas pela EEEFM "Vila de Regência", na semana em que se comemorou o Meio Ambiente.

Uma delas foi ação de limpeza de trezentos metros da praia de Regência, na foz do Rio Doce, que envolveu alunos e professores. Nesse dia, foram coletados aproximadamente 1000 quilos de lixo entre garrafas PET, vidros, embalagens de defensivos agrícolas, embalagens de cosméticos, remédios, calçados, seringas, entre outros.

Já os resíduos sólidos (lixo) coletados na praia – carreados pelo Rio Doce, foram levados para o Centro Ecológico de Regência, onde foi pesado e estudado pelos alunos e exposto com uma faixa para sensibilizar os turistas e moradores do local.

"Outra etapa da proposta pedagógica foi envolver os alunos e professores na construção de um painel, no muro da escola, retratando a praia com suas belezas naturais e os impactos que o lixo jogado no Rio Doce causa à fauna marinha e à pesca local", afirmou o Professor Wesley Gomes Santana.

O painel mostra animais marinhos e peixes morrendo por intoxicação e um pescador puxando a rede cheia de lixo.

"Para que essa ação possa sair dos muros da escola e sensibilizar moradores locais e a população das cidades da Bacia do Rio Doce, os trabalhos serão divulgados, principalmente no Espírito Santo e Minas Gerais, para conscientizar a população a não jogar lixo no rio", destacou o Coordenador do Projeto Ecocidadania, Carlos Sangália.

Esse trabalho pedagógico é desenvolvido em parceria com o Projeto TAMAR/ICMBio, Reserva Biológica de Comboios, Projeto Ecocidadania, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ASCORD.

Sobre a Vila de Regência

Além das praias apropriadas para o surf, a charmosa Vila de Regência guarda características de simplicidade e receptividade do seu povo. Na vila, há excelentes restaurantes onde o turista pode desfrutar de moquecas e comidas caseiras, além de apreciar a tranquilidade da vila, o ir-e-vir dos surfistas e as belas praias que compõem o cenário. No centro histórico da Vila, destaque para a Cúpula do Antigo Farol.

É também, em regência, que se encontra a base pioneira do Projeto Tamar,  o qual tem como objetivo principal a preservação das diversas espécies de tartaruga marinha, que buscam esse litoral para desovar,  e dos ecossistemas que as mantêm vivas. Estão envolvidos, nesse projeto, profissionais de várias áreas e a comunidade local em um processo preservacionista.

O turista pode conhecer a sede do Projeto Tamar, em Regência, ver de perto as tartarugas e o processo de preservação. O Projeto também desenvolve trilhas ecológicas.