Crianças do Ceim Manoel Farias de Souza desenvolvem projeto sobre Mamulengos

O Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim "Manoel Farias de Souza" -, no bairro Novo Horizonte, tem, nas atividades culturais, uma importante ferramenta para aproximar os pais da vida escolar dos seus filhos. Um dos projetos que está em andamento na unidade de ensino é o "Meu Boneco Mamulengo".  Eles têm a oportunidade de vivenciar esse valoroso "brinquedo popular", passando a interagir em situações de dramatização, prendendo sua atenção e propiciando reflexão, num clima de imaginação proposto pelo universo do Mamulengo.

Inicialmente, o projeto é desenvolvido com as turmas de dois anos, do turno matutino, sob a orientação das professoras Arlete, Rosiana Fábia e Maria José. O envolvimento das crianças e da família é contagiante e o aprendizado, por meio da arte, supera as expectativas das idealizadoras do projeto.

Para colocar o "Meu Boneco Mamulengo" em prática, várias atividades foram realizadas como oficina para confecção dos bonecos com as famílias, quebra-cabeça a partir da silhueta do corpo da criança, visita dos mamulengos na casa das crianças, além de oficinas culturais e da sua importância como ferramenta lúdico-pedagógica no processo de educação das crianças.

"Nessa primeira etapa do ensino, todo o trabalho desenvolvido com as crianças está ligado à ludicidade, que envolve a criatividade, a fantasia e a ilustração. Os mamulengos, com certeza, irão servir como uma importante ferramenta na contação de histórias, músicas e nas brincadeiras interativas feitas com as crianças. Tudo isso com o envolvimento das crianças, da família e da comunidade escolar", afirmou a Professora Rosiana Fábia lopes

De acordo com a Diretora do Ceim "Manoel Farias de Souza", Luciana Nali Melotti, outras etapas vinculadas ao projeto ainda serão realizadas como a apresentação da dança "A Flor do Mamulengo" na Festa Junina do Ceim, que será realizada no próximo dia 29, a partir das 8 horas da manhã, além da festa de aniversário dos bonecos no mês de novembro.

"Isso cria um vínculo afetivo entre a criança e o boneco, desenvolve a parte criativa e motora do aluno e também incentiva a sua participação nas demais atividades propostas", destacou Luciana.

Além disso, o projeto será socializado no II Fórum da Educação Básica, promovido pela Secretaria de Educação, no dia 06 de julho, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), e ainda, numa Noite Cultural, agora no segundo semestre, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto.