Distrito do Guaxe é um verdadeiro canteiro de obras

A Prefeitura de Linhares firmou um compromisso com a comunidade linharense de levar 100% infraestrutura de norte a sul do município. Prova de que isso está acontecendo é a realidade em que se encontra a comunidade do distrito do Guaxe. A localidade do extremo norte de Linhares vive um momento de progresso. O lugarejo se tornou um verdadeiro canteiro de obras.

Ao chegar ao Guaxe, já é possível ver as mudanças. As ruas foram pavimentadas e, hoje, dão uma cara nova ao lugar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Orozimbo Leite" e o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) "Jean Carlos Bastos" foram reformados. Além de uma educação de qualidade, que segue o padrão adotado na sede do município, as escolas oferecem conforto aos alunos.

A comunidade do Guaxe vive, ainda, a expectativa de ter atendimento médico em um local estruturado, bem pertinho de casa. Já está em construção uma Unidade de Saúde da Família no distrito. O novo espaço terá salas para educação em saúde, para curativo, nebulização, farmácia, almoxarifado e setor administrativo, além de consultório médico. Serão investidos com recursos próprios da Prefeitura, R$714.490,10.

O Guaxe também terá um Estádio de Futebol, as obras já começaram. O novo espaço terá arquibancada com capacidade para 600 pessoas, vestiários, banheiros, salas, campo gramado e praça. Tudo será construído com acessibilidade para deficientes físicos.

Por se tratar de uma região rural, o Guaxe também recebe apoio da Prefeitura para a produção agrícola, principalmente na recuperação de estradas que auxiliam o escoamento da produção e maquinário. A região se destaca na piscicultura e a Prefeitura de Linhares está presente no desenvolvimento da Associação de Piscicultores do Guaxe (Apigua).

A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então Prefeito Guerino Zanon estava à frente da Prefeitura. Após passar por dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa, o projeto foi retomado em 2009. Além de articular com as entidades parceiras o retorno da produção, coube à Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes.

"O distrito do Guaxe merece todo o cuidado da Prefeitura, principalmente porque é uma região muito importante para a economia do município. Estamos trabalhando para garantir a essas famílias, que vivem e trabalham aqui, melhor qualidade de vida e crescimento para a região", disse o Prefeito de Linhares Guerino Zanon.