Meio Ambiente participa de ações realizadas na Flona Goytacazes

Em comemoração ao Dia Mundial da Mata Atlântica, dia 27 de maio, a administração da Floresta Nacional de Goytacazes (FLONA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), realizou ações nesse último domingo, na sede da reserva.


A ação da distribuição de mudas nativas contou com a participação dos técnicos da SEMAM de Linhares, tendo por maior objetivo conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação da floresta, da biodiversidade local, divulgando, ainda, as atividades interativas oferecidas na FLONA como, por exemplo, a mini trilha onde os visitantes têm contato direto com a natureza.


Cerca de 250 pessoas visitaram a reserva, e foram convidadas a fazer um passeio em uma mini trilha, localizada dentro da mata, tendo assim contato direto com um remanescente da Mata Atlântica. Foram soltos 11 papagaios Chauá.


Além do passeio pela mini trilha, foi oferecido aos visitantes um delicioso café da manhã e foram distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica: Cedro Rosa (Cedrela fissilis. Vell), Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla), Ipê Amarelo (Tabebuia serratifolia), Jacarandá (Dalbergia nigra (Vell.), Imbiruçu (Pseudobombax grandiflorum) , Paineira (Ceiba speciosa), Ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa).


O analista ambiental da FLONA, Leony Wan-del-Rey de Oliveira, ressaltou a importância do evento no intuito de estimular a população a conhecer um dos patrimônios naturais do município.  "A divulgação da FLONA, a conscientização ambiental e a preservação da Floresta se tornam ponto chave de ações", afirma.


A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.


A reserva, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Floresta está aberta a visitações todos os dias, das 8 às 16 horas.