Artesãos dos CRAS expõem em indústria de sucos, no bairro Canivete

Uma das principais demandas identificadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são as oficinas produtivas. Visando a realizar ações que fortaleçam a autonomia das famílias e a ampliação de oportunidades de geração e/ou complementação da renda familiar, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, implantou inúmeras oficinas de arte nas unidades dos CRAS da sede e interior do município, sendo uma delas a que utiliza material reciclável (artesanato).

Toda a produção artística dos frequentadores dos CRAS foi exposta na indústria de sucos prontos Sabb Coca-Cola, a Sucos Mais, no bairro Canivete. Os colaboradores da empresa puderam conhecer, de perto durante os intervalos e troca de turno, toda a produção artística dos oficineiros, que utilizaram materiais recicláveis para criarem suas peças. O objetivo da exposição foi o de mostrar a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente e mudar a realidade, buscando melhorá-la por meio da reciclagem. Obras também dos alunos do Projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança, também estiveram em exposição.

Os trabalhos foram feitos a partir do que eles aprenderam nos cursos e nas oficinas dos Centros de Referência. Quem prestigiou o trabalho dessa turma também pôde conversar com os artistas e os professores de artes dos Centros. Eles estiveram no local para apresentar as peças e contar como foi o processo de produção.

As oficinas permitem às famílias aprimorarem suas habilidades, como destaca a Coordenadora Geral dos CRAS de Linhares, Maria de Fátima Merlo Santos. "Com as atividades, as famílias ampliam as relações interpessoais e desenvolvem habilidades para o mundo do trabalho. Embora tenham caráter motivacional, as oficinas fazem as pessoas despertarem suas habilidades e se lançarem no mundo do trabalho", explica.

As empresas interessadas em conhecer os trabalhos de arte produzidos nas oficinas dos Centros de Referência devem ligar para a Coordenação Geral dos CRAS da Prefeitura de Linhares no telefone 27 3371 2394 ou 8143 9011.