Aula Inaugural inicia curso de capacitação para 180 Guardas Municipais

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, promove cursos de capacitação e qualificação para os Guardas Municipais.


A aula inaugural do curso desses profissionais aconteceu na última segunda-feira (21), na Universidade Aberta do Brasil, (UAB), no bairro Novo Horizonte.


O curso terá duração de dois meses e participarão do curso 180 guardas municipais, com turmas no matutino e noturno. Temas como: violência na escola e doméstica, comunidade escolar, ordenação do trânsito, preservação ambiental, entre outros, serão os temas abordados durante o curso. A empresa  "Focos" será responsável pelo curso.


"Nosso intuito é reforçar a atuação dos guardas municipais na cidade, fortalecer os trabalhos de prevenção ao uso indevido de drogas e contribuir para a redução da violência em Linhares, tornando o município seguro e, melhor ainda, de se viver", afirmou o Secretário de Segurança, Coronel Jones Matos.


O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, exaltou a importância da guarda para a cidade. "A Guarda Municipal é motivo de orgulho para nós. Temos que agradecê-los pelos trabalhos que hoje desenvolvem para toda a população", ressaltou o prefeito.

 
"É com essas ações que mudamos a realidade do município. Qualificar o servidor público é garantia de oferecer um serviço seguro e com qualidade para a população", destacou Guerino.


Para Adeilson José de Oliveira, que atua, há três anos, na Guarda Municipal, disse que "É muito importante para o servidor ser reconhecido, fazer o curso vai beneficiar não somente o lado profissional mas também o pessoal. Esses dois meses vão ser muito bem aproveitados", destacou Adeilson.

Guarda Municipal – 47 anos de História


Criada em 1965, por meio da lei nº 292, que dizia: Criar um Corpo de Vigilância nesta cidade com a finalidade de assegurar a ordem e o bem comum a Guarda Municipal de Linhares é uma das mais antigas do Espírito Santo e do Brasil.


Ao ser implantada, era composta por oito Guardas Municipais, recrutados entre cidadãos que possuíam os requisitos exigidos pelo Estatuto dos Funcionários Públicos para admissão ao serviço público. Atualmente, seu efetivo é de 232 guardas, distribuídos em diversas áreas.