No Dia Mundial do Enfermeiro, o amor de Josiane Soares Braz pela profissão

Josiane Soares Braz tem 42 anos, é formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e garante ser apaixonada pelo que faz. Integrante da equipe do Programa da Saúde da Família (PSF) do bairro Nova Esperança, ela atua na Unidade de Saúde "José Pereira dos Santos" e todos os dias, bem cedo, está lá com um sorrisão estampado no rosto e apta a cuidar das pessoas.

Aliás, essa frase "cuidar das pessoas" compõe o prontuário da enfermeira que comemora amanhã, dia 12, o Dia Mundial do Enfermeiro. "Não me vejo em outra profissão. Cuidar das pessoas é a minha missão. Aproximá-las de atenção e orientações sobre saúde é o nosso papel e me sinto feliz em fazer isso todos os dias", destaca a enfermeira, que também não se vê atuar em outra unidade que não seja a do Nova Esperança. "A saúde, em Linhares, passa por grandes avanços. Esta comunidade é especial e tem o carinho e a dedicação de todos aqui da Unidade", destaca.

Josiane faz parte do quadro de 73 enfermeiros que atuam na Prefeitura de Linhares. Deste total, 34 atuam nas equipes do programa da Saúde da Família que percorrem a sede e interior do município.

O Prefeito Guerino Zanon destacou a importância dos profissionais enfermeiros que, acima de tudo, promovem o cuidado, acolhimento e interação com o usuário da saúde, e estão sempre comprometidos com a saúde e o bem-estar do linharense. "A principal função do profissional de enfermagem é cuidar das pessoas, seja na promoção de saúde ou em cuidados específicos. As pessoas precisam ser cuidadas, por isso eles são tão importantes e fazem isso com amor", ressalta.

A Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, explica que o município tem avançado diariamente na área de saúde, graças ao bom desempenho e à colaboração dos profissionais que atuam na Secretaria, em especial dos enfermeiros. "Somente a dedicação e a união de todos está fazendo com que a saúde, em Linhares, seja humanizada, como de fato vem acontecendo", destacou.

Para ela, as profissões de enfermeiro e técnico de enfermagem são de essencial importância para o desenvolvimento da saúde no município. "Nossa meta é oferecer um tratamento digno à nossa população, por isso precisamos contar com o empenho, carinho e dedicação de cada um desses profissionais da saúde", disse Sônia.

Atuação

A enfermagem moderna se caracteriza por uma atuação que tem por base a evidência científica. O profissional dessa área tem assumido papéis importantes no contexto da saúde, pois tem como característica o dinamismo e um amplo campo de atuação, com destaque para a prevenção, promoção e manutenção da saúde.

Dia Mundial do Enfermeiro

No dia 12 de maio, comemora-se, mundialmente, o Dia do Enfermeiro. Uma referência a Florence Nightingale, nascida aos 12 de maio de 1820, na Itália, e se tornou um marco da enfermagem moderna. As primeiras enfermeiras exerciam trabalho voluntariado, ajudando nos partos e cuidando das vítimas das guerras.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemorado entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se, ainda, a Semana da Enfermagem, data instituída nos anos 40, para homenagear Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. Ela passou a ser considerada "Mãe dos Brasileiros" e símbolo da enfermagem nacional.