Agentes de saúde participam de capacitação sobre transplantes e hepatites virais

Com o objetivo de incentivar a prevenção das hepatites virais e tirar dúvidas sobre doação e transplantes de órgãos, o presidente da Associação Pró-Vidas Transplantes e Hepatites, Adauto Vieira de Almeida, esteve em Linhares, na tarde dessa quinta-feira (10), para promover uma palestra direcionada aos agentes comunitários de saúde. O público lotou o auditório principal da Universidade Aberta do Brasil.

O evento foi uma parceria entre a Pró-Vidas e a Secretaria Municipal de Saúde. A Secretária da pasta, Sônia Dalmolim, também participou do evento. "O trabalho dos agentes é um trabalho muito importante. Eles são o elo entre a Prefeitura e o cidadão. Capacitar esses profissionais é essencial", disse.

Adauto Vieira de Almeida explicou a importância do evento. "Entendemos que capacitando os agentes comunitários de saúde, estaremos levando, para dentro das casas, a informação correta de prevenção, diagnóstico e tratamento da Hepatite C que é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, os portadores já se encontram em estado avançado e, muitas vezes, apenas o transplante pode salvar a vida do paciente". 

Estima-se que, no Brasil, mais de 4 milhões de pessoas estejam infectadas com o vírus da Hepatite C e, sequer, sabem que estão doentes.
 
A Associação Pró-Vidas Transplantes é uma ONG sem fins lucrativos, dirigida por voluntários e que realiza esse trabalho desde 2007.