Circo Nova Esperança será inaugurado nesta quarta-feira, dia 02

O som, propagado no ar, anuncia a chegada a um mundo fantástico. Sob a lona do circo, criaturas de beleza particular se espalham pelo picadeiro e, acompanhados de luzes e adereços, envolvem o público em um mundo onde tudo é possível.

Sabendo que as atividades circenses representam uma grande possibilidade de vivências corporais, importantes para a formação integral das crianças, a Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) criou o projeto Circo Nova Esperança. O projeto será lançado oficialmente nesta quarta-feira, dia 02 de maio, às 10 horas, na sede do "Meninos da Terra". O secretário de Estado da Cultura, Frei Paulão, estará presente no evento.

A partir do dia 3 de maio, 845 crianças e jovens entre 7 e 16 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Adelson Del?Santo" estarão na sede do "Meninos da Terra", no Nova esperança, onde o circo foi montado para ter acesso à aprendizagem de quatro oficinas de arte circense: percussão, clownismo (palhaço), cama elástica e dança de rua. As oficinas irão contemplar 20 professores da rede municipal com oficinas de teatro de bonecos e mágica, além de contação de histórias.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da EMEF "Adelson Del’Santo", no bairro Nova Esperança, das 7 às 17 horas. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, e serão ministradas por artistas capixabas de cada modalidade oferecida. As vagas para professores serão abertas para profissionais das escolas Adelson Del’Santo, Zeferino Batista Fiorot e Caboclo Bernardo. No ato da matrícula é indispensável a apresentação de todos os documentos pessoais.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, explica que o projeto Circo Nova Esperança foi criado visando fornecer às crianças e jovens do bairro Nova Esperança e região noções de arte circense, estimulando o potencial criativo de cada participante, além de proporcionar uma integração construtiva de maneira que todos percebam a importância do companheirismo e da solidariedade.

"Vamos levar a magia do circo aos jovens, incentivando-os a praticar atividades físicas de uma maneira divertida. Queremos fomentar ainda mais a cultura, já que após o curso os alunos poderão se apresentar em vários eventos e bairros da cidade, divulgando o projeto", disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, explica o Circo Nova Esperança vai incentivar e valorizar a arte circense, além de ser uma forma de ocupar o tempo livre da criança e do adolescente, evitando que estejam em situação de risco social e pessoal.

"As crianças também aprendem nos momentos das brincadeiras. Nesse projeto os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem", avaliou a secretária. Para ela as oficinas irão proporcionar aos estudantes o rompimento de barreiras que a princípio parecem físicas, mas que refletem no enfrentamento de barreiras da vida. "O circo com sua linguagem popular e artística tem o poder de transformar as pessoas e criar novos horizontes", complementa.

A Diretora da Escola Adelson Del’Santo, Marilene Laus, tem certeza que  as oficinas irão contribuir para o desenvolvimento e conscientização cultural, como para a inclusão social. "Nesse viés, vamos potencializar as manifestações artísticas regionais, impulsionar o intercâmbio entre os artistas, garantindo o acesso aos bens culturais. Além de agregar valores e conhecimentos das atividades culturais da nossa cidade", finaliza.

Atualmente, a Emef "Adelson Del’Santo" possui 1.300 alunos matriculados.