Escola Roberto Calmon comemorou o Dia do Livro com homenagem a Monteiro Lobato

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e data de nascimento de um dos principais escritores de Literatura do Brasil, Monteiro Lobato, a Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef "Roberto Calmon" no bairro Aviso, realizou um cronograma de atividades em homenagem a data.

A programação aconteceu na área de recreação da escola e contou com a participação de centenas de alunos. Em um clima de bastante descontração, os estudantes acompanharam as atividades.

A programação teve contação de histórias e as narrativas do escritor Monteiro Lobato prenderam a atenção das crianças que participaram e interagiram com as apresentações.

Todos os personagens de seu título mais famoso: O Sítio do Picapau Amarelo estavam ali: Emilia, Visconde, Rabicó, Tia Anastácia, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Saci, Cuca e o próprio Monteiro Lobato.

De acordo com a diretora da escola, Nelicéia de Jesus, a data foi o momento de incentivar e desenvolver nas crianças o hábito da leitura. "O objetivo da programação foi despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Por meio do encantamento das histórias, as crianças viajam no mundo das palavras e no universo mágico da leitura", explica.

Para ela, proporcionar aos alunos atividades diferenciadas serve como um estímulo para os estudantes inovarem o aprendizado. "Em contato com esse tipo de atividade, as crianças ficam motivadas a recriarem o saber, a manifestar o seu ponto de vista. E o hábito da leitura é, sem dúvida, uma atividade que proporciona isso", finaliza.

O AUTOR – José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em São Paulo, em julho de 1882. Formado em Direito, começou a carreira como escritor ainda na adolescência. Em 1920 lançou o livro infantil "A menina do narizinho arrebitado". A história se passa no Sítio do Pica-Pau Amarelo, o que, mais à frente, seria o palco principal para seus enredos.