Dia Nacional de Combate à Hipertensão: exames gratuitos serão realizados em Linhares

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Para celebrar a data, diversos serviços serão oferecidos gratuitamente para a população linharense.

As ações são realizadas pela Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Saúde do Jardim Laguna e do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS) /Programa Hiperdia.

No dia 25, quarta-feira, a ação acontecerá no ginásio poliesportivo do bairro Jardim Laguna. Serão ofertados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e teste de hepatite C. Haverá também palestra sobre alimentação saudável, alongamento com profissional, sorteio de brindes e música ao vivo. O evento acontecerá das 7h e 30min às 12 horas.

"O nosso objetivo é proporcionar uma educação em saúde continuada e orientar a comunidade.  A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada", disse Fernanda Arrivabene, enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Jardim Laguna.

Já, na quinta-feira, dia 26, uma tenda será montada em frente ao NAPS. As pessoas poderão aferir a pressão e fazer teste de glicemia. A ação acontece das 8 às 12 horas.

Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia)


O Programa Hiperdia da Prefeitura de Linhares tem como objetivo articular e integrar as ações nos diferentes níveis de complexidade com o objetivo de reduzir os fatores de riscos e a morbi-mortalidade por Hipertensão Arterial, Diabetes e suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, prevenção e tratamento com ênfase na atenção básica.


O programa atende pacientes com hipertensão arterial, encaminhados pelo médico da Unidade Básica de Saúde. Trata-se de pacientes que já tiveram Acidente Vascular Encefálico (derrame) e também os que já sofreram infarto.


O atendimento do programa é realizado gratuitamente no Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS), de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Para mais informações, basta ligar para: (27) 3372 – 7433.

A doença


A hipertensão, também chamada de pressão alta, corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg). Esses índices podem causar lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos.


A causa exata da doença é desconhecida, mas há diversos fatores que colaboram para seu desenvolvimento como: fumar, estar acima do peso, sedentarismo, excesso de sal na dieta, muito álcool, estresse, histórico familiar e doenças crônicas do fígado.

Os sintomas também não são evidentes, por isso um terço das pessoas que tem hipertensão não sabe que possui a doença. O melhor caminho, portanto, é sempre checar a pressão. Caso a pressão estiver extremamente alta, alguns sintomas aparecem, são eles: dor de cabeça intensa, fadiga, tontura, problemas de visão, dor no peito, palpitação, falta de ar, inchaço, perda de memória e de equilíbrio, palidez e problemas urinários.