Guarda Municipal garantindo a segurança do cidadão linharense

Pensando no aperfeiçoamento dos colaboradores e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (Secise), promove cursos de capacitação para Guardas Municipais além de investimentos para os profissionais atuarem nas avenidas e ruas da cidade.


Neste mês de abril, foi realizada uma reunião com toda a Guarda Municipal, no Centro Cultural Nice Avanza, para apresentar os novos profissionais aprovados no último Concurso Público da Prefeitura Municipal de Linhares.


Para reforçar a segurança do município, foram licitados novos equipamentos que estão para ser entregues cerca de  530 uniformes, 50 coletes à prova de bala e algemas e, ainda, quatro novas viaturas, uma Kombi e cinco motos, que irão auxiliar nos serviços desses agentes.Outra novidade é que 180 guardas receberão cursos de capacitação, previsto para acontecer em maio desde ano.


"Nosso intuito é reforçar a atuação dos guardas municipais na cidade, fortalecer os trabalhos de prevenção ao uso indevido de drogas e contribuir para a redução da violência em Linhares, tornando o município seguro e, melhor ainda, de se viver", afirmou o Secretário de Segurança, Coronel Jones Matos.


Com iniciativa da Prefeitura, a Secise, desenvolve projetos como "Comunidade Viva" e "Escola Cidadã", em que a Guarda Municipal vai dar continuidade ao trabalho na área cultural, de modo alegre e descontraído.


Envolvendo assuntos relacionados às drogas, alcoolismo, conflito familiar, entre outros, a equipe da guarda municipal procura conscientizar por meio de peças teatrais com o tema: "Existe uma Saída" e "Conflitos Sociais", apresentando-as nas escolas, chamando a atenção do público de maneira informal e atingido seus objetivos que é a prevenção na área da Segurança Pública.


Segundo o Secretário de Segurança, Coronel Jones Mattos, os teatros da guarda mostram para os jovens os danos que as drogas e o alcoolismo podem causar. "Com essas apresentações, estamos dando um passo para evitar que as crianças e adolescentes da nossa cidade entrem no crime e, consequentemente, estaremos diminuindo a violência no município", afirmou o Secretário.

A peça "Conflitos Sociais" estreou esse ano na escola EMEF Manoel Martins, em Pontal do Ipiranga, em uma reunião onde foram aplaudidos de pé. Já a "Existe uma Saída" é apresentada em escolas desde 2011.

 "A participação da população também é muito importante na luta contra a violência e na busca de comunidades mais cidadãs e de um município mais seguro", finalizou Secretário de Segurança.


Conheça o papel da Guarda Municipal
Ao todo, Linhares tem 232 Guardas Municipais. Eles são responsáveis pela segurança dos patrimônios da Prefeitura e estão distribuídos nas escolas, praças e ginásios poliesportivos. Além disso, atuam no trabalho de prevenção, nas ruas e avenidas da cidade.

Outra função desempenhada pela guarda é o monitoramento das câmeras de segurança instaladas no município. Todos os trabalhos desses profissionais são realizados em parceria com a Polícia Militar.


Os guardas municipais atuam, todos os dias da semana, durante o dia e a noite. A população também pode ajudar no trabalho da guarda, acionando-os e/ou denunciando qualquer irregularidade no município, por meio do telefone (27) 3372-2096.


Projetos
Os Projetos "Comunidade Viva" e "Escola Cidadã" andam a todo vapor, com apresentações em todo o Município; este mês já foram contempladas as Comunidades de Chapadão das Palminhas, Santo Hilário, Humaitá, Agrovila, Nova Esperança, BNH, São José, Interlagos e Planalto, com várias outras apresentações agendadas.